SEMIFINAIS BEACH HAND FEMININO: DEU BRASIL!

Deu Brasil! Uninassau-PE e UNIPÊ-PB conquistam vaga na final do beach hand feminino

LUD e USACH se enfrentam para decidir terceiro lugar no sábado

As equipes da Uninassau-PE e do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) conquistaram, na tarde desta sexta-feira (31), as vagas para disputar a grande final do beach hand feminino no II International University Beach Games, realizado nas areias da praia de Pajuçara, em Maceió.

O time pernambucano conseguiu bater o grupo da Universidad de Santiago de Chile (USACH) por 2 sets a 0. Já no segundo confronto do dia, as meninas da UNIPÊ superaram a equipe da Liga Universitária do Uruguai (LUD), campeã da primeira edição da competição, em dois sets apertados.

Brasileiras da UNINASSAU-PE e da UNIPÊ-PB disputam a grande final do beach hand. Foto: Fotojump

Com o apoio dos alunos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, que deram um show à parte nas arquibancadas, as duas equipes brasileiras somaram resultados positivos e se enfrentam, no sábado (1), na grande final do torneio.

Experiência fez a diferença

Vindo de uma derrota, o time da Uninassau-PE conseguiu fazer valer a superioridade e venceu, em dois sets sossegados, a equipe do Chile. Com parciais de 24/9 e 24/11, as brasileiras souberam impor seu ritmo na partida.

“No jogo de ontem, pegamos mais leve e nos permitimos cometer erros. Mas, hoje, entramos para aprimorar jogadas e fechar um time bom para disputar a final”, comentou a artilheira da partida, Carla Silva (CAMISA 6), responsável por 16 pontos do time de Pernambuco.

Sobre o grande jogo de sábado, a jogadora destacou a necessidade de diminuir os erros. “Somos um time novo e ainda buscamos melhorar o entrosamento, mas temos que errar o mínimo possível amanhã”, finalizou Carla Silva.

Para Tuanna Luz (CAMISA 01), é importante entrar no jogo da final com pensamento positivo. “Não podemos vacilar agora. Vamos jogar de igual para igual e brigar pelo título”, afirmou.

Não vai ter bicampeonato para o Uruguai

As universitárias da LUD, do Uruguai, entraram na partida com força total e inauguraram o placar. Mas, não teve jeito, e a tarde foi das brasileiras – em especial da atleta Camila Souza (CAMISA 3), que somou 10 pontos para o Brasil e garantiu a virada da UNIPÊ, no final do segundo tempo, marcando três gols consecutivos.

“Sabíamos que seria um jogo duro e viemos concentradas. Fomos firmes em todos os lances e conseguimos superar as uruguaias”, disse Camila Souza.

O time do Uruguai acabou errando alguns passes e desperdiçando boas oportunidades de balançar a rede. Aos cinco minutos do segundo período, conseguiram reverter o placar, mas não conseguiram segurar as brasileiras e viram as adversárias fecharam os sets com duas parciais de 14/8.

“Foi um jogo difícil e com um placar bastante apertado. O resultado foi decidido nos detalhes. Agora vamos nos preparar para pegar a equipe da Uninassau na final”, comentou o técnico brasileiro Vinícius Oliveira.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Rebecca Bastos – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS