Sobre a CBDU

Você deve conhecer a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) por conta do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2019 chegou à 67ᵃ edição. O JUBs é o maior evento realizado pela CBDU e possuí um calendário anual com inúmeras competições que, ao todo, envolvem 80 mil pessoas de todo o país! O JUBs Fase Final, é a maior competição universitária da América Latina.

Porém, a CBDU é muito mais do que o JUBs. É a entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil. É ela quem promove e organiza as competições e eventos esportivos oficiais entre estudantes-atletas de todo o país.

A CBDU foi fundada em 09 de agosto de 1939 por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações, reunidos no Rio de Janeiro. Contudo, só foi oficializada em 15 de novembro de 1941, através do Decreto nº 3.617, assinado pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.

Durante os 80 anos da CBDU, grandes nomes do esporte deixaram sua marca, como: Bernardinho, Daniele Hypolito, Daiane dos Santos, Fernando Scherer, Joanna Maranhão, Tiago Camilo, Maurren Maggi, Arthur Nory, Arthur Zanetti e tantos outros.

Rolar para cima
Rolar para cima