SUPERAÇÃO, FORÇA E DETERMINAÇÃO RESUMIRAM AS QUARTAS DE FINAL DO FUTSAL FEMININO

Por Talita Black e Yasmim Aguirre (Programa Jovens Jornalistas)

22/10/2019 – BRASIL / SALVADOR – 67 º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Etapa Final – Competições de Futsal feminino no ginásio FSBA. Na foto destaque para partida entre UNIPLAC-SC X UFAC-AC. Foto: Jonne Roriz/Light Press/CBDU

As partidas foram realizadas nessa sexta-feira, 25, no ginásio esportivo do ISBA. O primeiro confronto do dia ficou por conta das equipes das atuais campeãs UNIFOR (CE) e UNIP (SP). Apesar de todo favoritismo das cearenses, o primeiro tempo ficou com as paulistanas, que abriram vantagem de 2 gols. No segundo tempo a partida parecia já definida, até que nos últimos minutos do segundo tempo, as cearenses emplacaram dois gols, levando o jogo para prorrogação. Nos 10 minutos decisivos para as duas equipes, a UNIP confirmou a vitória com mais 2 gols. “Já esperava por um jogo difícil, a UNIFOR é tradição no JUBs, mas houve uma entrega muito grande do time”, afirma a capitã da UNIP, Tais Andrade. Dessa vez não deu, para o tradicional time de futsal feminino cearense, eles que participaram de todas as edições do JUBs.

A segunda partida foi um verdadeiro espetáculo de superação. As pequeninas atletas da FMN/MANAUS (AM), que só conta com 6 meninas no time, enfrentaram a equipe da UCDB (MS) .O jogo começou equilibrado, com os dois times empatados, no finalzinho do primeiro tempo as pequeninas aumentaram o resultado em 2 a 1. O segundo tempo foi muito disputado, a equipe da UCDB buscou o empate, mas as pequeninas queriam vencer e decidiram o jogo com mais 3 gols. Victoria Cabral que joga com fixa na equipe de Manaus relata esse momento do jogo, “Estou com o pé fraturado, com muita dor, chorando, sem tempo para descansar, sair daqui com a possibilidade do terceiro lugar, já é uma vitória”, afirmou.

O jogo entre FTC-BA e FAC FAIPE-MP começou com 10 minutos de atraso, a arquibancada já tinha o time favorito FTC-BA. E não é pra menos já que depois de 51 anos os JUB’S (Jogos Universitários Brasileiros) sedia a fase final dos jogos na terra do axé e nada mais prazeroso do que jogar em casa. “Estou torcendo pelas meninas da FTC-BA, sou baiano e tenho que defender meu estado. Vai ser um jogo incrível, torço pelo placar de 04 para cima”, explica o autônomo Daniel Júnior.

As meninas da FAC FAIPE-MP mostraram ao público que queriam de qualquer forma vencer a partida, mas quem abriu o placar do primeiro tempo foi à delegação da FTC-BA arrancando gritos e palmas de quem assistia ao jogo.

O segundo tempo começou com virada imperdível do grupo FAC FAIPE-MP, porém, houve bastante tensão entre as adversárias. Quem se destacou durante o segundo tempo foi a goleira da FAC FAIPE-MP que não deixava escapar um passe de bola. “A expectativa é grande, as mulheres no esporte e a representatividade delas em campo é a principal importância de vim assistir o jogo, porém estou torcendo pelas meninas da FTC-BA.” Relata Maria Angélica, professora de educação física.

O futsal feminino estava tão acirrado que as duas delegações chegaram a prorrogação com vitória de 2 a 1 para o time baiano FTC-BA. “O resultado do jogo de hoje foi dentro do esperado, um jogo sofrido e esperdiçamos diversas oportunidades, porém o time valorizou o jogo.” Explica o técnico da FTC-BA Ailson Santana.

Com a vitória do time FTC-BA as meninas se classificação para próxima fase já que nas quarta de final, existem oito times, disputando quatro vagas para poder ir a semifinal.

Os Jogos Universitários Brasileiros – Fase Final 2019 são apresentados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Realização: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Governo do Estado, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Comitê local: Federação Universitária Baiana de Esportes. Apoio: Spalding, Kempa, Supper Bolla e Onza. Parceria: Comitê, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania. Patrocínio: Governo Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS