TAEKWONDO TEM MAIS UM DIA DE DISPUTA

Taekwondo tem mais um dia de disputa

Modalidade conheceu mais três campeões neste sábado, 21

Por Yuri Said B Cardoso – Programa Jovem Jornalista

Grandes emoções nas disputam de hoje. Foto: Be Nice

Na tarde de sábado, no Centro de Excelência do Esporte, aconteceram às disputas de mais três categorias do Taekwondo do JUBs 2017. As disputas aconteceram nas categorias masculino até 58 KG, e no feminino nos pesos de até 57 KG e até 67 KG.

Pelos homens, na categoria até 58KG, o estudante de Educação Física da UNIP-SP de 23 anos, Aaron Cezar Vargas Lima sagrou-se campeão. O atleta teve um caminho tranqüilo até a final, vencendo uma de suas lutas por desistência do adversário devido a uma lesão no pé. Mas na final, Aaron pôde demonstrar toda sua técnica, e em uma luta onde foi muito superior ao rival, venceu por 32×13. Após a luta, o campeão elogiou bastante a organização e estrutura do evento, e terminou agradecendo o apoio da sua instituição no seu título, exaltando que esta era uma conquista coletiva.

O Segundo lugar da categoria ficou com Rodrigo de Oliveira Barbosa da UFPR-PR, que venceu uma semifinal disputadíssima por 14×13 contra o atleta da casa Wellington Babosa de Oliveira da UNIVERSO-GO, que ficou com o bronze. Fechando o pódio da categoria, Wesley Douglas de Melo Felix da UNINASSAU-PE também ficou com a terceira posição.

As emoções do dia ficaram reservadas para as categorias femininas. Começando com a categoria até 67 KG. A estudante de pós-graduação em Fisiologia do Exercício, Jenniffer De Oliveira Gonçalves da UNIP-SP, liderou boa parte da luta contra Maria Clara Lemega da UNIVALE-SC, até que sofreu um revés e a atleta de Santa Catarina tomou a ponta, mas nos momentos finais da luta, Jenniffer conseguiu retomar a liderança e venceu pelo placar apertado de 8×7. “Hoje no Taekwondo com as regras novas, pontuações que as pessoas acham que são uma diferença grande não é tanto, então quando eu abri 3×0 não era uma diferença grande, pois a qualquer chute que ela acertasse ela podia empatar ou virar a luta. Mas com o costume de se adaptar, mesmo depois quando ela virou a luta, eu me sentia bem e sabia que eu tinha a capacidade virar e como eu fui pegando os erros dela, ponto a ponto eu fui virando a luta”, disse a atleta sobre a final. Falando do título, Jenniffer contou sobre a importância de ganhar mais um título pra sua instituição devido ao grande apoio que ela vem recebendo desde a graduação quando fazia o curso de Educação Física.

Completando o pódio na terceira posição, ficaram as atletas Larissa Oliveira da Silva da UFT-TO e Victoria Gonzaga de Morais da UNINASSAU-PE.

Na outra categoria feminina, de até 57 KG, as coisas foram ainda mais emocionantes. As semifinais foram bem distintas, enquanto Mickaele Musialowski da UnB-DF não encontrou grandes dificuldades para derrotar Mayara de Souza Baptista da UNIVERSO-RJ, pelo placar de 21×01; Celydiene Kristina S. De Souza já enfrentou uma parada dura frente à Isadora Lopes da UNIARP-SC, conseguindo a vitória de apenas 2×0. Já na disputa final, Celydiene marcou dois pontos logo no início do combate e manteve essa vantagem sob controle durante a maior parte do combate. Mas em uma reviravolta incrível a menos de 20 segundos do fim da luta, Mickaele encaixou um bom chute na rival e virou o placar em 3×2 e segurou a vantagem até o fim. “Foi difícil, ela é uma atleta muito boa eu tenho um grande respeito por ela, e foi surpresa, foi um grande mérito dela por estar vencendo a luta nos três rounds e mérito meu por ter conseguido virar”, foram às palavras da campeã após a final. Além da análise da luta, a campeã de 18 anos e estudante de engenharia Mickaele falou sobre a importância que o título do JUBs tem na sua vida. “Acima de tudo eu ganhei muita experiência por ter conseguido conquistar um campeonato desses. E ver que o meu treinamento está valendo a pena, todos os dias da semana que eu fico treinando, o esforço que eu faço pra conciliar faculdade com esporte ta valendo a pena, isso faz eu não desistir do que eu gosto”, finaliza.

A competição de Taekwondo continua na tarde de domingo no Centro de Excelência do Esporte, com as categorias Feminino até 49 KG e Masculino até 68 KG.

NOTÍCIAS RELACIONADAS