TAIPEI RECEBE OS PRIMEIROS BRASILEIROS QUE COMPETIRÃO PELA UNIVERSÍADE 2017

Taipei recebe os primeiros brasileiros que competirão pela Universíade 2017

Atletas do voleibol, futebol, judô, taekwondo, levantamento de peso e esgrima já estão na Vila dos Atletas, na capital de Taiwan

Por Danielle Coimbra

Seleção Brasileira Universitária de futebol em momento de integração no centro cultural da Vila dos Atletas. Foto: Fellipe Chargel/CBDU

Há cinco dias do início da Universíade de Verão 2017, os alunos-atletas brasileiros que competirão no evento já começam a ocupar a Vila dos Atletas, em Taipei, capital de Taiwan. No sábado, 12, chegaram os primeiros atletas, do futebol masculino e feminino, seguidos pelo voleibol, que pousaram em Taipei no domingo. Nesta segunda foi a vez do judô, taekwondo, levantamento de peso e esgrima. Aos poucos, os estudantes vão conhecendo a Vila e se adaptando à diferença de fuso horário – 11 horas em relação ao horário de Brasília –, clima e alimentação.

Para Lucas Gil, atleta do voleibol e estudante da UNIVERSO, de Goiânia, o tempo entre a chegada e o início da competição é essencial para que a delegação possa se acostumar com as condições da cidade. “Estamos na adaptação pós-viagem, no encaixe do fuso horário. A alimentação e o clima também são uma adaptação, já que aqui o tempo é muito quente e úmido, com uma sensação térmica mais elevada”, pontuou o estudante de Engenharia de Produção, que emendou, impressionado. “Encontramos na Vila uma estrutura muito boa, então acredito que até o início da competição a gente já esteja mais adaptado”.

Nesta terça-feira o time já participa de um primeiro amistoso, contra a Seleção do México. “Este jogo é muito importante, pois é diferente de treino. Vai ajudar para termos uma noção, principalmente na parte técnica”, destacou Lucas.

Nos próximos dias chegam a Taipei as demais equipes que competem pela equipe UBRASIL, em um total de 14 modalidades. A abertura do evento ocorre no dia 19 de agosto, às 19h, horário local, no Taipei Stadium.

Summer Universiade 2017

A 29ª edição da Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições acontecerão em mais de 70 praças esportivas e reunirão cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.

O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, e será representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo. Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Mais informações sobre a delegação brasileira: www.cbdu.org.br

Portal oficial do evento: https://www.2017.taipei/home

NOTÍCIAS RELACIONADAS