TAIPEI SEDIA A 35ª ASSEMBLEIA GERAL DA FISU

Taipei sedia a 35ª Assembleia Geral da FISU

Na pauta, a construção de um esporte universitário mais sólido, aberto e atrativo para os atletas de todo o mundo

Por Danielle Coimbra

35ª Assembleia da FISU foi realizada em Taipei, em paralelo à Universíade de Verão 2017. Foto: FISU

Um olhar no futuro e a construção de um esporte universitário mais sólido, aberto e atrativo. Com este foco, o Comitê Executivo da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) realizou entre os dias 17 e 18 de agosto, em Taipei, sua 35ª Assembleia Geral que, dentre outros assuntos, tratou de mudanças no estatuto e a instituição de ligas e copas internacionais. Vice-presidente FISU e presidente da CBDU, Luciano Cabral explicou que, com as mudanças, a Federação tornará o esporte universitário ainda mais atrativo para atletas do mundo todo.

“A FISU mostra estar preocupada com a renovação e com a boa governança no cenário internacional, e acreditamos que isso mudará conceitos e, em pouco tempo, irá oxigenar todo o Comitê Diretivo da Federação”. Ele falou ainda sobre as novidades que virão nos formatos de competições. “Dentro da nossa pauta também estamos instituindo as ligas e as copas internacionais, com um novo formato de disputa dentro do esporte universitário internacional, deixando de ter um foco apenas por seleções nacionais, e fortalecendo um formato de competição internacional por instituições de ensino”, destacou Luciano Cabral.

Com uma representatividade em aproximadamente 35 países, dentre os 178 que fazem parte da FISU, o Brasil tem uma participação ativa na Assembleia Geral, por meio do vice-presidente FISU Luciano Cabral e do presidente da FISU America, Alim Maluf Neto. “Nós lideramos um grupo de aproximadamente 35 países, e isso tem um peso significativo. À medida que o Brasil faz propostas e vota, a tendência é que os países também votem conosco. Hoje, o país é uma das cinco lideranças no esporte universitário mundial, somos bastante respeitados e considerados em nossas opiniões e colocações”, pontuou Luciano Cabral.

A 35ª Assembleia Geral da FISU aconteceu em paralelo aos preparativos para a 29ª edição da Universíade de Verão, que tem início neste sábado, 19, com a Cerimônia de Abertura, no Taipei Arena.