Top 5 BSB: atletas brasilienses

9 dias para o JUBs Brasília e contando! E já no clima do evento, o nosso último top 5 sobre a cidade sede é nada mais nada menos que 5 atletas brasilienses que fizeram (e ainda fazem!) história no cenário esportivo nacional. Grandes nomes das quadras, piscinas, ruas e tatame. E foi difícil selecionar somente 5, viu?! Assim como na música e na cultura de forma geral, Brasília também é um celeiro de atletas, das mais diversas modalidades. Confira:

1- Ketleyn Lima Quadros

A atleta de 33 anos nasceu em Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal, e compete na seleção brasileira de judô na categoria leve (até 57 kg). Quando criança, estava matriculada nas aulas de natação, mas faltava para assistir aos treinos de judô, e dessa forma começou na modalidade. Em sua trajetória como atleta conquistou a inédita medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 – feito que lhe rendeu o título de primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica em esportes individuais para o Brasil. Também representou o país nos Jogos Universitários Mundiais (antiga Universíade) de Kazan, em 2013, e voltou para casa com a medalha de ouro na categoria -57kg.

Ketleyn Quadros durante os Jogos Universitários Mundiais de Kazan 2013. Foto: CBDU

2- Hugo Parisi

Nascido em Brasília (Taguatinga) em 1984, o atleta Hugo Parisi iniciou sua carreira esportiva aos 7 anos e é considerado um dos melhores atletas de saltos ornamentais do país de todos os tempos. Especialista na prova de plataforma de 10 metros, Hugo está desde 1999 na Seleção Brasileira da modalidade. Em sua carreira, participou dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, além dos Jogos Pan Americanos do Rio 2007 e Guadalajara 2011, e dos Jogos Universitários Mundiais de Taipei 2017. Possui os títulos de vice-campeão mundial juvenil (2002, Alemanha), vice-campeão pan-americano juvenil (2001, México), e foi por diversas vezes campeão sul-americano e brasileiro.

Hugo Parisi durante a semifinal da plataforma de dez metros. Foto: Satiro Sodré/SSPress

3- Wendell Belarmino Pereira

Wendell Belarmino Pereira é atleta de natação paradesportiva e compete na classe S11 – estilos livre, costas e borboleta para pessoas completamente cegas. Na infância chegou a praticar hipismo adaptado, mas foi na natação que se encontrou. Sua primeira grande competição foi o Parapan de Lima, em 2019, onde ganhou as seis medalhas que disputou. Na sequência, representou o Brasil no mundial da modalidade, em Londres, conquistando o título de campeão mundial nos 50m livre. O atleta foi para as Paralimpíadas de Tóquio 2020 e voltou com duas medalhas para casa: ouro nos 50m livres da classe S11 e prata no revezamento 4×100 metros livre misto para deficientes visuais.

Wendell Belarmino Pereira em Tóquio 2020. Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

4- Caio Bonfim

Brasiliense de 30 anos, Caio é atleta na marcha atlética de 20 e 50km. Na distância de 20km, foi medalha de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo de 2017, ficou em 4° lugar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e obteve a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Lima 2019. É recordista brasileiro das duas distâncias, marcas que conquistou na Rio 2016. O atleta também representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde conquistou o 13° lugar.

Caio Bonfim na conquista da prata em Lima. Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br/arquivo

5- Tandara Alves Caixeta

Tandara Alves Caixeta é atleta de voleibol e joga como oposta da Seleção Brasileira de Vôlei. É considerada uma das atacantes com maior potência no voleibol mundial, conseguindo atingir em seus ataques mais de 105km/h. Foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira em 2011, conquistando o ouro no Pan-Americano de Guadalajara e tornando-se Campeã Olímpica em Londres 2012. Ao longo de sua carreira acumula inúmeros títulos de campeonatos sul-americanos, mundiais, pan-americanos, grand prix e outros torneios.

Tandara em Tóquio 2020. Foto: Angela Weiss/AFP

E você, conhece mais algum atleta nascido em Brasília?

NOTÍCIAS RELACIONADAS