Top 5 BSB: curiosidades locais

“Eu estava obcecada, passava 80% do meu tempo falando sobre o JUBs Brasília 2021, e nos outros 20% eu torcia pra que alguém falasse sobre para eu poder falar um pouco mais”.

Nada nos define mais nesse momento do que esse meme. Estamos ansiosos, obcecados, e contando os dias para o JUBs BSB 2021. E continuando o esquenta para o evento, hoje separamos um top 5 curiosidades sobre a cidade sede da competição: Brasília, inaugurada como capital do Brasil em 1960. A capital federal foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa, sob orientação do arquiteto Oscar Niemeyer, e possuí um plano urbanístico milimetricamente estudado. Isso faz com que a cidade seja totalmente planejada e estruturada em setores. Confira abaixo algumas (das muitas!) curiosidades de Brasília:

Embed from Getty Images

1- Patrimônio cultural

Brasília recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 7 de dezembro de 1987. A capital é um marco da arquitetura e urbanismo modernos, e foi o primeiro conjunto contemporâneo a receber a distinção. A cidade possui 112,25 km² de área, o que faz com que seja a maior área tombada em todo o mundo.

Foto: reprodução/gpslifetime

2- Siglas e números

A maioria das pessoas está acostumada com nomes de ruas e avenidas referentes a pessoas importantes, datas e outros marcos culturais e sociais. Porém, em Brasília essa configuração é bem diferente. Os endereços são compostos por siglas e números, a partir de uma sequência lógica que abrange toda a cidade. Quem mora na capital do país não tem problemas para encontrar a SGAN 905 ou CLSW 300, por exemplo (SGAN – Setor de Grandes Áreas Norte / CLSW – Comércio Local Sudoeste).

A ideia é menos complicada do que parece: os pontos do Plano Piloto são ordenados matematicamente, como um plano cartesiano. O formato da cidade, popularmente comparado ao de um avião, divide a região simetricamente, e as siglas aparecem para facilitar a localização, cada uma com o seu significado.

Embed from Getty Images

3- Sem esquinas

Brasília não tem esquinas. Toda a cidade é dividida em quadras e setores (e tem setores de pra tudo.. setor de escolas, setor de hospitais, setor de diversões, setor de oficinas e etc), e por isso, em vez de esquinas, as principais ruas e avenidas da cidade tem um formato de “tesoura”, que substituem os cruzamentos tradicionais.

Embed from Getty Images

4- Maior bandeira do mundo

A maior bandeira hasteada do mundo, de acordo com o Guinness Book, fica em Brasília, na Praça dos Três Poderes. O símbolo está erguido a 105 metros de altura, pesa 90 quilos e tem 286m² – maior que uma quadra de tênis para duplas. Ela foi inaugurada em 1972 e projetada para ter 24 anéis de ferro em alusão a cada estado brasileiro (de lá pra cá foram criados mais dois e, assim, hoje, temos 26 mais o Distrito Federal).

Embed from Getty Images

5- Brasília respira arte e cultura

Circular por Brasília já é um passeio cultural por si só. Os principais prédios da cidade são imponentes e possuem traços bem marcantes e característicos, como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Museu Nacional da República, o Congresso Nacional e a Ponte JK. Além disso, a cidade também é berço de inúmeras intervenções artísticas modernas, ocupações culturais a céu aberto e um cenário musical diverso. Legião Urbana, Raimundos e Capital Inicial são alguns exemplos de artistas famosos que nasceram na cidade.

Como dizia Niemeyer: “Você pode gostar ou não da cidade, mas nunca poderá dizer que já viu algo assim”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS