UFPA/PA E UNOPAR/RR ABREM OS JOGOS DE BASQUETE DA CONFERÊNCIA NORTE DO JUBS

O primeiro jogo teve a participação dos times femininos dos estados do Pará e Roraima

Por Raifran Monteiro (Programa Jovens Jornalistas)

Foto:Raifran Monteiro

O jogo aconteceu nesta terça-feira, (06/08), na Arena Amadeu Teixeira, zona oeste de Manaus. UFPA-PA jogou contra UNOPAR-RR pelo Grupo U de basquete feminino. Os times estavam bem equilibrados durante o primeiro e o segundo tempo, e já davam sinais de que não seria um jogo tranquilo. Já no terceiro tempo o time paraense saiu na frente – quase dobrando o placar – deixando uma situação difícil para as meninas de Roraima e foi assim até o fim do jogo. As cestinhas da partida foram Erliene Amorim (UNOPAR-RR), com 20 pontos marcados e Edysa Silva (UFPA-PA), com 18 pontos. A partida acabou em UFPA-PA 82 x 51 UNOPAR-RR.

Vencedoras da partida

O técnico do UFPA-PA, Douglas da Cunha Dias, 52, disse que o time este ano foi renovado, muitas carinhas novas e também novos desafios. Segundo ele, o corte de verbas das universidades federais e a má qualidade dos locais de treino dificultaram muito o processo, mas eles vem resistindo e tem uma expectativa boa para este ano. Em 2018 ficaram em segundo lugar na conferência norte, em Belém e em quinto no JUBs nacional.

Colecionadora de JUBs

A cestinha pode até ter sido a Erliene Amorim, mas a Elaine Palheta, 42, ainda continua sendo destaque no time. Ela disse que já disputou muitos jogos pela equipe ao longo desses 20 anos. “Ela lutou muito pra conseguir tudo o que conquistou (…) é uma pessoa muito íntegra”, disse o técnico. Elaine está na sua terceira graduação, tem um mestrado, está finalizando o doutorado e ainda tem tempo pra se destacar no basquete, é muita energia. Segundo ela, no decorrer do jogo a equipe foi se soltando e assim conseguiram a vitória. Mas disse que o time precisa ajustar algumas coisas para o jogo de amanhã, (07/08), contra o UNIFAP-AP.

UNOPAR-RR

O técnico, Jesus Manzanillsa, 54, que veio da Venezuela há 2 anos e meio e treina o time há 2 anos, disse que faltou um pouco de condução no jogo, que o time errou muito nas posições, pois tiveram muitas chances, mas não tinha quem completasse a jogada e marcasse o ponto.

Na universidade, em Boa Vista, o time vem treinando com outros times masculinos de basquete, pois não há tantos times femininos na modalidade lá e, segundo o técnico, isso dificulta, porque são preparações diferentes.

Amanhã, (07/08), UNOPAR-RR joga contra o CIESA-AM, time da casa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS