ÚLTIMO DIA DE PROVAS NA NATAÇÃO DO JUBS BAHIA DEFINE A EQUIPE CAMPEÃ

Mulheres se destacam em índice geral e mostram que também dominam as águas da piscina

Por Bruna Amorim (Programa Jovens Voluntários)

A fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) na Bahia está chegando ao fim e começa a definir seus primeiros campeões. O JUBs iniciou oficialmente as suas competições, em 13 modalidades diferentes, na última terça-feira (22/10). A Arena Aquática Salvador, palco oficial das provas de natação, recebeu três dias de intensas disputas nas águas da Piscina Olímpica da Bahia, os alunos-atletas das 27 delegações participantes desta edição do JUBs disputaram cerca de 39 provas nos diferentes estilos da modalidade: livre, medley, peito, borboleta, costas e os revezamentos 4×100.

O último dia de provas da natação definiu os cinco primeiros colocados no quadro geral de pontuação, além de definir as equipes campeãs da modalidade, tanto no feminino como no masculino. Igualmente aos dois dias anteriores de provas, as equipes da UNIP-SP mostraram domínio nas técnicas da natação em seus diferentes estilos, sagrando-se campeões da modalidade com uma pontuação total de 671,50 pontos. Foram mais de 500 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, a equipe UNINASSAU-PE, com 142,00 pts.

As colocações seguintes ficaram assim: em 3º lugar, a equipe do UNICESUMAR-PR, com 103 pontos; em seguida, na 4ª colocação a UNISUL-SC com 80 pontos; e na 5ª posição, a CEUB-DF com 67 pontos. Com esse resultado a Arena Aquática de Salvador dá adeus a 67ª edição da Fase Final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Mulheres mostram domínio na natação

Com a finalização da disputa por medalhas é chegada a hora de conhecer os campeões da modalidade por Instituição de Ensino Superior (IES), os índices de classificação são separados por gênero, o que nos permite verificar a excelência dos homens e das mulheres em diferentes modalidades.

No caso da natação, as mulheres mostraram que não precisam ser sereias para dominarem as águas. Na pontuação geral feminina as três primeiras colocações expõem a superioridade feminina em relação às mesmas colocações do masculino. Em terceiro lugar ficou a FURB-SC FUND com 66 pontos, uma diferença de 8 pontos para o 3º colocado no masculino, a UNICESUMAR-PR. Na segunda colocação do quadro feminino ficou a UNINASSAU-PE com 96 pontos, uma vantagem de 18 pontos para a equipe masculina da UNISUL-SC que ocupa o segundo lugar.

Anote aí, 115,50 pontos separam as meninas da UNIP-SP dos meninos da mesma equipe, isso mesmo, a excelência dos paulistas no quadro geral da Natação se deve em grande parte as nadadoras da equipe. Com um total de 393,50 pontos contra 278 pontos, as alunas-atletas da Universidade Paulista, escrevem seu nome na história do JUBs.

Vale ressaltar que a pontuação geral agrega todas as provas da competição, para índice por prova a consulta pode ser realizada no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) ou da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Atleta baiano se destaca

O nadador Windson Pionorio Filho, 20 anos, atleta da delegação baiana, representante da UNIFACS-BA, foi um dos destaques na natação da 67ª edição do JUBs. “Calouro” nos jogos, Windson conquistou três medalhas: duas de bronze e uma de ouro, em três modalidades diferentes, desbancando nomes tidos como favoritos na competição.

Em seu primeiro dia de competição, na terça-feira, Windson garantiu seu lugar no pódio na prova de 1500 metros no estilo livre, conquistando sua primeira medalha nos jogos, o bronze veio com o tempo de 16:47.22, menos de um minuto de diferença do primeiro colocado. Já na prova dos 400 metros livres, o atleta baiano dominou a piscina, com o tempo de 04:01.17, ele deixou os favoritos da UNIP-SP para trás e conquistou seu primeiro ouro “universitário” pelo JUBs. Na manhã de hoje (26), a prova de 800 metros livres levou Windson ao pódio novamente, a medalha de bronze foi conquistada com o tempo de 08:34.46 menos de 15 segundos de diferença pro ganhador da prova.

Em entrevista a SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), Windson esbanjou alegria e simpatia ao falar das suas conquistas. “Eu estou muito feliz de estar representando a Bahia, e minha faculdade nessa competição muito forte que é o JUBs”, afirmou o atleta com suas três medalhas penduradas no peito. O nadador já pensa em sua participação na próxima edição do JUBs (e a Bahia conta com isso!), “saindo com 3 medalhas, meu primeiro jubs, ano que vem tem mais, tamo aí firme e forte”, declarou Windson com um largo sorriso.

Sobre os JUBs 2019

Os Jogos Universitários Brasileiros – Fase Final 2019 são apresentados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Realização: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Governo do Estado, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Comitê local: Federação Universitária Baiana de Esportes. Apoio: Spalding, Kempa, Supper Bolla e Onza. Parceria: Comitê, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania. Patrocínio: Governo Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS