UNB E UFRN ESTÃO NA FINAL DO CAMPEONATO MASCULINO DE FUTEBOL 7

UnB e UFRN estão na final do campeonato masculino de Futebol 7

Eliminação da Universidade Federal do Ceará é dramática

UFRN-RN faz a grande final com a UNB-DF. Foto: Fotojump

Os dois jogos masculinos da noite desta sexta-feira, 23, pela Liga do Desporto Universitário de Futebol 7, foram decisivos. Quem perdesse estaria fora. Em contrapartida, os vencedores se classificariam para a final. Na primeira disputa, a UFRN, do Rio Grande do Norte, bateu a CEUB, de Brasília, com o placar de 4 a 1.

Os três primeiros minutos da partida ainda não estavam completos quando os norte-rio-grandenses aproveitaram uma saída errada de bola do goleiro oponente e abriram o placar: 1 a 0. O corre-corre estava com cara de goleada. Mesmo sem ter maior posse de bola, a UFRN não tinha dificuldade para furar a defesa adversária. Paciência no campo de defesa, velocidade a partir do meio-campo, troca de passes rápidos o suficiente para confundir a marcação do time brasiliense e uma finalização precisa: 2 a 0. Ainda no primeiro tempo, o CEUB diminuiu numa cobrança de pênalti falhada. No rebote, o camisa 10 converteu: 2 a 1.

A segunda etapa não apresentou grande mudança. Mais uma vez, nos primeiros minutos, a UFRN marcou. O CEUB continuava tentando oferecer maior perigo ao gol rival. Dentre as muitas finalizações, poucas tinham endereço certo. Sempre saiam por cima do travessão. O chute na trave esquerda, com a bola beijando a rede pelo lado de fora, foi a melhor chance dos brasilienses de marcar novamente. O senso comum do futebol se provou real: quem não faz, toma. Nos instantes finais da partida, os finalistas ampliaram. Seguem na briga pelo ouro, mas sabem que a disputa deste sábado não será fácil. Arthur Gonçalves, goleiro do time, acredita que “as equipes são bem qualificadas. [Amanhã] vai ser bastante equilibrado, decisão nos detalhes”.

UFC-CE x UNB-DF

UNB-DF chega à final após vencer nos pênaltis da UFC-CE. Foto: Fotojump

O segundo jogo da noite – e último antes da grande final – aconteceu entre duas invictas. A Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu as duas partidas que disputou; a Universidade de Brasília (UnB) conseguiu dois empates. Com o resultado de 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis.

Primeiro tempo. Nenhum lateral, nenhum escanteio, nenhuma defesa. Saída por conta da UnB, primeira bola do jogo. Tranquilidade e firmeza na troca de passes. Bem posicionado, o camisa 14 recebeu fora da pequena área, limpou e chutou forte. No ângulo. Sem chance de defesa para o goleiro cearense: 1 a 0 para a equipe de Brasília.

Na segunda fase, a UFC mostrou que não estava disposta a se render. A teimosia na criação de boas jogadas deu certo. Numa finalização colocada, o time igualou: 1 a 1. A tônica do fim da partida foi a pressão que a equipe do Ceará exerceu no campo de ataque. O relógio não era amigo de ninguém. Apito final, jogo encerrado. Decisão nos pênaltis. A diferença foi uma defesa.

Todos os jogadores da UnB converteram as cobranças. Mas, na segunda batida do time cearense, o goleiro Guilherme Félix cresceu. A caída para o lado esquerdo do gol impediu que o chute endereçado da UFC balançasse a rede. “Em cada segundo, eu confiei na minha equipe. Dia 21 foi aniversário do meu pai e eu tinha que dedicar esses jogos para ele. Em Goiânia, a gente perdeu a final para a UFC nos pênaltis. Foi difícil engolir. Mas hoje demos a volta por cima. Acho que fizemos um belo jogo”, comemorou o goleiro. Sobre a disputa que vale ouro, Guilherme afirma que “agora é ir com tudo para cima da UFRN. Estou muito confiante, no elenco e em mim mesmo. Vamos entrar duro”.

A decisão do Futebol 7 entre UFRN, do Rio Grande do Norte, e UnB, de Brasília, acontece neste sábado, às 10h30 da manhã. A transmissão ao vivo da partida será feita pelo Facebook da CBDU.

Liga do Desporto Universitário de Futebol 7

A Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). As duas competições reúnem em Uberlândia 350 alunos-atletas de nove estados da Federação – Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais –, nas categorias feminina e masculina.

Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFU.

Por Josielle Ingrid Moura, estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS