UNINASSAU-PE FAZ DOBRADINHA NO BASQUETE NA CONFERÊNCIA NORDESTE

 

Thiago Parmalat/CBDU

Os times que se enfrentaram no primeiro jogo de terça-feira (06) voltaram ao embate neste sábado (10) no JUBs Conferência Nordeste. A UNIFOR – CE, vencedora no dia 06 contra a UNINASSAU – PE, perdeu o jogo na final. Por 7 pontos de diferença, os pernambucanos levaram a taça com um destaque dos jogadores número 15, Rinaldo Mafra, número 10, Matheus Cavalcanti e Fernando Moura, número 9, da UNINASSAU – PE.

Num jogo acirrado, Mafra conseguiu fazer 16 pontos, seguido por Matheus, com 15 e Fernando com 14. O time da UNIFOR – CE também teve seus destaques, com Gabriel Fernandes, número 7, Paulinho, número 4, e Guilherme, número 8.

O jogo teve um ritmo frenético até o final, seguindo com muitos empates. Só quando o time da UNIFOR – CE parou de fazer pontos com um placar de 63 foi que a UNINASSAU – PE fechou a defesa enquanto ainda furava a cesta.

A tarde do basquete começou agitada e a primeira partida foi entre Unifor-CE e Fmn-RN. A equipe do Rio Grande do Norte não tinha mais chances de classificação, já a Unifor-CE ainda brigava por uma segunda colocação no grupo. O duelo acabou com vitória das cearenses por 71 a 55.

O duelo começou bem movimentado, mas ambas as equipes pecaram na hora do arremesso. O primeiro quarto contou com uma baixa pontuação e terminou 12 a 11 para a equipe da Fmn-RN.

No segundo período a equipe cearense dominou as ações e conseguiu virar a partida abrindo uma vantagem de 12 pontos.

Na volta para os últimos dois períodos as atletas da Unifor-CE capricharam na linha de três, as cearenses tiveram um ótimo aproveitamento e assim ampliaram a vantagem em cima da Fmn-RN. Vale destacar também a forte marcação da equipe do Ceará que prevaleceu e ajudou a equipe a sair com a vitória.

As irmãs gêmeas Aylana Barros e Analina Barros, atletas da Unifor-CE, foram as destaques da partida, ambas foram as maiores pontuadoras com 17 anotados. As irmãs tiveram um ótimo aproveitamento nos arremessos.

Com a vitória, a Unifor-CE garantiu a segunda colocação e irá disputar a etapa nacional na Bahia.

O técnico Campanhia falou sobre o feito que a equipe do Ceará conseguiu. “Com certeza o nosso objetivo foi alcançado, até por que essa etapa Nordeste só nos dava duas vagas para o nacional. Então estamos muitos satisfeitos com o resultado, infelizmente houve uma infelicidade no primeiro jogo contra Pernambuco mas mesmo com a derrota conseguimos o segundo lugar”, falou o treinador da Unifor-CE.

Na outra partida da tarde, UNINASSAU-PE ,que manteve um resultado muito bom em toda competição, enfrentou a UNINASSAU-AL e acabou levando a melhor, garantindo a primeira colocação. Placar final de 74x 48.

As pernambucanas começaram o primeiro quarto com um ritmo muito bom, com contra-ataques efetivos,boa marcação e oportunidades de pontuação.

Finalizando o período em  20x 11. Já no segundo quarto, ampliou o placar em 42×16 e as donas da casa perderam muitas chances de pontos durante o período.

Durante o terceiro quarto, a seleção da UNINASSAU -AL aumentaram o ritmo e com arremessos mais acertivos finalizando o placar em 32×63.

Já no último e decisivo período, as pernambucanas trabalharam a bola com mais calma mantendo o tempo do jogo e aproveitando as chances de arremessos vencendo a partida.

O destaque da equipe foi a jogadora Adrianinha Moisés, ex jogadora da seleção feminina de basquete. Ela destacou a satisfação em poder participar dos jogos apesar de ser veterana no campeonato. “ O campeonato foi muito bom. Todos os jogos foram competitivos e a gente  conseguiu alcançar nossos objetivos que é a classificação para o nacional,” finalizou

Para  o Técnico da equipe alagoana, Agilson Alves, não era novidade a superioridade do time de Pernambuco e falou um pouco sobre a partida. “ A gente já sabia da superioridade da equipe de Pernambuco dentro do nosso projeto era tentar chegar até hoje, já que o torneio era um sistema de rodízio,  com vitórias e classificado para etapa nacional,mas tivemos um jogo de estreia ruim contra UNIFOR-CE,perdemos 7 pontos e aí você passa a não depender só de si então, chegamos aqui com medalha de bronze garantida,”

Ele ainda ressaltou ser muito importante para o estado,mas sente por não ter conseguido a classificação para a nacional. No entanto, está satisfeito com o trabalho, a estrutura da instituição que tem permitido as meninas estudarem  e jogar basquete.

Com o final dos jogos, as seleções de Pernambuco e Ceará garantem vaga para o nacional que será na Bahia.

O JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla

NOTÍCIAS RELACIONADAS