UNIP-SP GARANTE PÓDIO EM TODAS AS FINAIS DA NATAÇÃO NO 1º DIA DE COMPETIÇÃO

A delegação paulista conquistou medalha nas 14 provas finais que aconteceram na tarde de ontem, na Vila Olímpica

João Ricardo Camilo – Programa Jovens Jornalistas

Depois de uma manhã de eliminatórias, as provas das finais aqueceram as piscinas da Vila Olímpica no fim da tarde de ontem. Foram 14 nas modalidades convencionais e a delegação de SP garantiu atletas em todos os pódios.

Uma das atletas que representou bem a delegação foi Sabrina Jacob Todão. A estudante de Ciências Biológicas participa pela primeira vez dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e já conquistou o primeiro lugar do pódio nos 200 metros livres. A prova era a aposta da atleta para o melhor desempenho.

“Comecei a competição muito bem, ainda mais dividindo o pódio com minhas amigas, que treinam todos os dias comigo, o peso da medalha é diferente”, diz Sabrina que teve a companhia de Clarissa Rodrigues e Julia Diogo no pódio. Elas, que também são da UNIP-SP conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Sabrina tem apenas 21 anos e, segundo ela, começou a se destacar na categoria Sênior agora. O currículo da atleta, no entanto, é extenso. De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, já são 18 participações em campeonatos internacionais. Para ela, a fase final dos JUBs é a oportunidade de ter contato também com outros esportes. “Nossa modalidade é muito individual, então, uma competição que permite o contato com outros esportes, outras pessoas, é muito importante”, conclui.

Quem também coleciona participação em competições é o estudante de Psicologia, Bruce Hanson. Irmão do também nadador Brandonn de Almeida, Bruce começa sua terceira participação nos JUBs no lugar mais alto do pódio da prova de 400 metros medley. Ao lado dos amigos, Pedro Azevedo e Gabriel Campos, os três representaram a delegação paulista no pódio da modalidade.

Foto: Felipe Hermann/CBDU

Ele começou a nadar aos três anos de idade, e até hoje, aos 20, vê seu futuro na natação. “Fui pegando apego pelo esporte. Com 13 anos, percebi que era o que eu queria fazer. Agora, cheguei às categorias profissionais e espero ir muito longe ainda”, reconhece o atleta que está em seu melhor ano. Ele foi medalhista de prata no Sul-Americano, realizado na Bolívia no começo deste ano, e conquistou oito ouros no Pan-Americano em São Paulo.

Alto nível

O coordenador da natação na fase final dos JUBs, Carlos Camargo, explica que o objetivo principal é manter o local de prova prazeroso para receber os competidores, e incentivar o atleta a continuar treinando, estudando e competindo.

“O melhor resultado é ver as universidades incentivando os atletas e apostando nas medalhas, a partir da infraestrutura oferecida para os treinos e com o apoio nas competições”. Carlos ainda fala sobre a importância dos Jogos Universitários. “Os JUBs são uma competição importante, principalmente para o apoio dos atletas, e fazer uma competição de alto nível é garantir que a natação ande, ou melhor, nade lado a lado com os estudos”, brinca o coordenador.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS