UNIVERSÍADE 2017: ATLETA BATE RECORDE FEMININO BRASILEIRO NO LEVANTAMENTO DE PESO

Universíade 2017: atleta bate recorde feminino brasileiro no levantamento de peso

Luana Oliveira Madeira competiu na categoria 48kg, e obteve a quarta colocação

Por Danielle Coimbra

Luana participou na categoria 48kg. Foto: Fellipe Chargel/CBDU/Be Nice Films

Com as primeiras provas do levantamento de peso na Universíade de Verão 2017, veio também a quebra de dois recordes brasileiros: arremesso e total. O feito é da estudante de ciências contábeis Luana Oliveira Madeira, que quebrou neste domingo, em Taipei, os próprios recordes. No Arremesso, a aluna-atleta mantinha a marca de 93 kg, superados hoje pelos 94kg. No Total, ela passou de 169kg para 170kg.

Praticante da modalidade há três anos, Luana participa, na Universíade, de sua primeira competição adulta. “Hoje tive a oportunidade de disputar com medalhistas mundiais e olímpicas, e devo isso ao meu treinador, que me fez acreditar que eu poderia conseguir. Espero, em 2020, estar novamente ao lado dessas meninas”.

Durante a competição, a atleta mostrou ousadia e determinação, ao alterar de 92kg para 94kg o peso entre uma bateria de prova e outra, mesmo não tendo cumprido com os 92kg da prova anterior. “Foi um trabalho mental que meu treinador fez comigo, que eu poderia sim fazer 94kg, e eu tinha caixa para isso. Naquele momento, eu pensei em superação, que não importava o que acontecesse, eu iria fazer. Foi superação, e era o recorde brasileiro”, pontuou.

Luana competiu na categoria 48kg, e obteve a quarta colocação, à frente de adversárias do Japão, Ucrânia, Indonésia, México e Coreia do Sul. Em primeiro lugar ficou a Coreia do Norte, seguida pela República Dominicana e pela Indonésia.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.

O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo.

Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Mais informações sobre a delegação brasileira: www.cbdu.org.br

Portal oficial do evento: https://www.2017.taipei/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região Norte lança Campeonato de Lance Livre
FISU Challenge eSports Football – Luccas Ferreira e Ulisses Selles seguem para as oitavas de final
FISU Challenge eSports Football – Alexssandra Batista estreia com vitória
FISU Challenge eSports Football – Brasil estreia na competição e Luccas Ferreira completa o elenco
Workshop promove debate sobre inclusão e representatividade