Universidade CBDU alcança mais de 3 mil alunos

Há aproximadamente 4 meses em funcionamento, a Universidade CBDU já coleciona números incríveis! O projeto, criado pela CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário, é uma plataforma online de cursos livres; gratuitos e abertos para todo mundo.

A plataforma foi oficialmente lançada no dia 30 de abril deste ano e, desde então atraí cada vez mais pessoas em busca de conhecimento. Ao todo são 3.261 alunos inscritos na Universidade CBDU, absorvendo conhecimento e compartilhando experiências. Desde o início das atividades da plataforma também foram emitidos 4.059 certificados, que comprovam a participação de cada um nos cursos.

E por falar em cursos, são 7.651 inscrições registradas entre os 13 cursos disponíveis, que são: Nutrição Aplicada ao Desporto – módulo 1, Marketing e Comunicação, Gestão de Eventos Esportivos Universitários, Atuação do Fisioterapeuta nos Eventos da CBDU, Direito Desportivo, Conheça a CBDU, Nutrição Aplicada ao Desporto – módulos 2 e 3, 80 Anos CBDU, Basquete em Cadeira de Rodas, Novas Tecnologias para o Esporte – propriedades intelectuais – patente, Judô, Futsal – métodos e sistemas e Fundamentos Técnicos e Táticos do Futebol.

Além dos cursos fixos, 5 workshops também foram realizados: Academia de Líderes Voluntários, Marketing Digital para Atléticas, Programa de Desenvolvimento das Federações, Mulheres no Esporte e Perspectivas do Paradesporto.

Matheus Amaral, estudante de Educação Física na Universidade Estadual de Maringá – UEM, é um dos participantes assíduos dos cursos. Ele conta que ingressou na plataforma logo no início, em maio, através da Academia de Líderes Voluntários. De lá pra cá, o estudante já concluiu 16 conteúdos, entre cursos e workshops.

A plataforma é de fácil acesso, com cursos que enriquecem o currículo de qualquer pessoa. Além de o acadêmico ter ali grandes profissionais te ensinando, ainda sai com certificado de carga horário que pode ser utilizado em sua própria universidade, para atividades acadêmicas complementares – explica Matheus.

O objetivo da Universidade CBDU é facilitar o acesso ao conhecimento, através de conteúdos gratuitos e de fácil entendimento, para que no futuro, os profissionais sejam cada vez mais capacitados. Mas mais do que isso, a plataforma também visa desenvolver o indivíduo enquanto ser humano, por meio de debates de temas de relevância social, como alguns dos workshops realizados.

A plataforma me entrega certificados que agregam meu currículo, mas vai muito além do que isso. Quando fiz a ‘Academia de Lideres Voluntários’ foi algo incrível! Tive a oportunidade de trocar conhecimento com pessoas de outros estados e com profissionais da própria CBDU. Hoje com todos os cursos que venho concluindo e com os workshops que participei, tenho outra visão. Está me fazendo crescer como pessoa e como o profissional que eu quero me tornar – complementa Matheus Amaral.

Euler Arruda Neto, fisioterapeuta da CBDU e um dos idealizadores da Universidade CBDU, explica que a ideia surgiu após o JUBs Fase Final 2019. Incialmente, o objetivo era proporcionar o treinamento dos voluntários da área da saúde de maneira online e previamente aos eventos

presenciais. “Um projeto pequeno e focado na saúde, chamado inicialmente de C.U.I.D.E CBDU – Capacitação Universitária de Intervenção Desportiva – foi apresentado”, relembra Euler.

Hoje, após a consolidação da plataforma e a abrangência de diversas áreas do conhecimento, Euler reflete:

Um marco, um sonho, um divisor de águas durante o momento mais difícil até hoje de nossas vidas. Onde quem sempre foi acostumado com as correrias de um campeonato presencial, teve que ficar sentado em frente a um computador durante grande parte do dia, e se emocionar ao perceber que, apesar da distância, a família CBDU cresceu, se agigantou e conseguiu acolher 3 mil novos profissionais que estarão conosco nos próximos anos. O sentimento que fica? Os mesmos que eu sentia no final dos campeonatos, porém agora eles aparecem no começo de tudo: comemoração, gratidão, amizade e saudade! – finaliza.


A CBDU agradece a todos que ajudaram a construir a Universidade CBDU e parabeniza os mais de 3 mil alunos pela jornada em busca de conhecimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS