Vanessa Ketlyn e Allan Gadelha são os campeões do JUNEs xadrez

Após seis dias de competição e muita empolgação, o JUNEs – Jogos Universitários do Nordeste na modalidade xadrez, chegou ao fim. A competição, realizada pelas Federações Universitárias Estaduais (FUEs) do Nordeste reuniu 84 participantes de 32 Instituições de Ensino Superior (IES). A iniciativa também teve apoio da CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário e da LBX – Liga Brasileira de Xadrez.

Registro do xadrez durante o JUBs 2019.

Realizada entre os dias 20 e 26 de julho, a competição aconteceu em 7 rodadas e contou com a participação de 6 IES de Alagoas, 9 da Bahia, 4 do Ceará, 2 do Maranhão, 4 da Paraíba, 3 de Pernambuco, 2 do Piauí, 2 do Rio Grande do Norte e uma de Sergipe. As disputas aconteceram em mesas de jogos virtuais, através de plataforma própria da modalidade e, seguindo a dinâmica tradicional do xadrez, se conectaram os atletas adversários mais o árbitro responsável. E a avaliação do evento é positiva: “o evento foi um sucesso, todas as Federações do Nordeste estão de parabéns. Atletas, Instituições de Ensino também.”, disse Flávio Oliveira, presidente da Federação de SE, em nome dos demais presidentes de FUEs do NE.

Confira abaixo a classificação final da competição:

FEMININO

Campeã: Vanessa Ketlyn – UFC/FUCE

Vice Campeã: Raphaela Resende – UFS/FAES

3º Lugar: Frenciele Fernandes – UFPB/FPBA

MASCULINO

Campeão: Allan Gadelha – UFAL/FADU

Vice Campeão: Lucas Geraldo – UFPE/FAPE

3º Lugar: Maurício Fernandes – IFBA/FUBE

Ainda durante a competição, pelo alto nível dos confrontos, a LBX – Liga Brasileira de Xadrez, apoiadora do evento, propôs a realização da categoria Blitz, ou xadrez rápido. Nesse sistema de disputa, cada jogador teve o tempo máximo de 3 minutos por jogada mais 2 segundos de acréscimo, ao invés do tempo regular estipulado pela Federação Internacional de Xadrez. O torneio Blitz do JUNEs então aconteceu no sábado, 27, e simbolizou o encerramento oficial da competição. Nessa categoria o resultado final foi:

FEMININO

Campeã: Vanessa Ketlyn – UFC/FUCE

Vice Campeã: Raphaela Resente – UFS/FAES

3º lugar: Beatriz Melo: UFPE/FAPE

MASCULINO

Campeão: Erick Feitosa – UFPE/FUPE

Vice Campeão: Leandro da Costa – UFCG/FPDA

3º lugar: Diego Paixão – UNIFOR/FUCE

A CBDU parabeniza a toda comissão organizadora e os participantes do evento!

NOTÍCIAS RELACIONADAS