VÔLEI DE PRAIA FEMININO

Equipes femininas de vôlei de praia se enfrentam no primeiro dia de jogos do Beach Games Internacional

Dez duplas protagonizaram as partidas desta terça-feira, 28

Foi dada a largada para o II International University Beach Games. O primeiro dia do maior evento universitário de jogos de praia foi marcado por confrontos entre dez equipes femininas de beach volleyball, que inauguraram, nesta terça-feira (28), a arena montada na praia de Pajuçara, em Maceió.

As bolivianas Carla e Noelia, da Universidad Mayor de San Simón, estrearam na competição com uma vitória tranquila sobre as argentinas Mailen e Juliana, do Instituto Superior de Formación Docente y Técnica (I.S.F.D Y T. Nº 85).

No primeiro set, as representantes da Argentina só conseguiram emplacar cinco pontos, e viram a dupla adversária concluir o período em pouco tempo. Sem muito sacrifício, Carla e Noelia fecharam o segundo set em 21/8. “Jogamos juntas há quatro meses e nos preparamos bastante para participar desta competição”, contou a boliviana Noelia.

Vôlei de praia abriu o Beach Games Internacional, em Maceió. Foto: Fotojump

Brasil x Argentina

Com direito a gritos de guerra da torcida da Argentina, as hermanas Florencia e Maria Florencia, da Universidad Nacional La Matanza (UNLaM), se sentiram em casa e deixaram para trás as anfitriãs Erika Paixão e Cleviane Ramalho,  da M.NASSAU-AL. No primeiro período, a disputa permaneceu equilibrada e as visitantes fecharam o set com apenas três pontos de vantagem, 21/18.

“Mesmo jogando contra as anfitriãs, conseguimos impor nosso ritmo de jogo. Encaixamos bem a defesa e os contra-ataques”, contou Florencia sobre o segundo set da partida, que terminou em 21/12 para a dupla argentina.

Para a brasileira Cleviane, alguns erros poderiam ter sido evitados. “Acho que faltou um pouco de comunicação na hora do jogo e isso acabou influenciando no resultado da partida. Alguns erros atrapalharam bastante”, disse a universitária.

No jogo seguinte, uma outra dupla argentina, composta por Agustine e Marina, jordan scarpe da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), não teve tanta sorte e viu as jogadoras Claudia e Xitlali, da Universidad Autõnoma de Campeche, do México, fecharem os dois sets com mais de 14 pontos de vantagem – 21/7 no primeiro período e 21/3 no segundo.

“Ficamos preocupadas por pegar uma dupla argentina logo de cara, mas deu tudo certo e ficamos muito contentes por conseguirmos esse resultado. Agora vamos seguir mais tranquilas para o próximo jogo”, ressaltou a mexicana Claudia.

Confronto de anfitriãs

Um confronto canarinho animou a torcida que foi prestigiar o evento. As duplas Jaine e Angelina, e Maria Eduarda e Mariana, ambas da M.NASSAU-AL, protagonizaram uma partida disputada ponto a ponto. “Foi um jogo acirrado, pois treinamos juntas na universidade. Já temos uma noção da movimentação da outra dupla”, revelou Jaine.

As brasileiras Jaine e Angelina souberam explorar os pontos fracos das adversárias e fecharam o jogo com 21/17 e 21/13.

Depois de uma vitória tranquila no primeiro confronto, as bolivianas Carla e Noelia foram surpreendidas pelo jogo dinâmico e entrosado da dupla Verena Figueira e Hegê Almeida, da UNIFOR-CE. No primeiro set, as brasileiras abriram larga vantagem no placar e fecharam com 21/5. “Estamos animadas com essa competição. Representar o país em casa é sempre muito bom. Conseguimos garantir um placar importante”, afirmou Verena.

Para o técnico Luiz Marcelo, responsável pelo treinamento de Verena e Hegê, quanto mais pontos, melhor. “Essa vantagem é muito importante. Errando pouco, as meninas evitam entregar pontos de graça para as adversárias”, explicou o professor, que saiu satisfeito do jogo e viu suas comandadas fecharem o último período em 21/10.

Irmãs em quadra

Nem a viagem desgastante conseguiu tirar o foco das irmãs Francisca, de 23 anos, e Gracicla, de 26 anos, da Universidad Católica de la Santíssima Concepción (UCSC). As chilenas fizeram um ótimo jogo contra as anfitriãs Erika Paixão e Cleviane (M.NASSAU-AL), que deixaram a vitória escapar.

“Sempre treinamos juntas e esse entrosamento conta muito nas competições. Ganhar das brasileiras nos deu muito ânimo para seguir na disputa”, frisou Gracicla, que, ao lado da irmã, venceu o primeiro período em 21/19 e fechou o segundo set em 21/10.

Em mais um clássico disputado nas areias da capital alagoana, o Brasil saiu na frente com a dupla Maria Eduarda e Mariana, que venceu as argentinas Agustine e Marina por 21/19 e 21/18. “Essa foi uma vitória importante para conseguirmos nos manter bem na competição. Agora não podemos diminuir o ritmo e vamos seguir com força total”, disse Mariana.

No último jogo do dia, a dupla mexicana Cecy e Xitlalia levou a melhor e controlou a partida contra as brasileiras Jaine e Angelina. As visitantes fecharam os sets em 21/8 e 21/14. “Essa partida foi mais pesada que a anterior e é sempre difícil jogar com as adversárias em casa. Agora, com essas duas vitórias, podemos seguir mais confiantes e relaxadas”, afirmou Xitlali.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

http://www.jordan2016.it

Por Rebecca Bastos – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS