VOLEIBOL: CONFIRA O DESEMPENHO DAS EQUIPES NO PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO DO JUBS BAHIA

Por Bruna Amorim e Talita Black (Programa Jovens Jornalistas)

Foto: Saulo Cruz / CBDU

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) chegaram a Bahia prometendo muita emoção. A terça-feira, 22/10, foi agitada. Além das diversas modalidades – handebol, basquete, futsal -, espalhadas pela Região Metropolitana de Salvador (RMS), a capital baiana recebeu oito jogos de voleibol.

As partidas foram divididas em dois blocos de horários: pela manhã, no ginásio do Instituto Social da Bahia (ISBA), as meninas da CIESA-AM, enfrentaram a equipe da UNIFAN-GO, que ficaram em terceiro lugar no JUBS de 2018. As equipes se encontraram pela primeira vez em quadra, apesar do terceiro lugar conquistado no ano passado, a equipe UNIFAN-GO estreou com derrota de 3 sets a 1 para a CIESA-AM, carinhosamente chamadas de Amazonas.

Karina, 22 anos, capitã do time das Amazonas, há exatamente seis meses deu à luz a pequena Aurora que estava nos braços do papai torcendo por sua mãe. “Foi muito difícil à recuperação da minha esposa, voltar ao seu peso e manter a forma física, mas ela é muito guerreira, ela é uma Amazonas”, relata Rodrigo Froes, marido da capitã que também é jogador de vôlei, mas optou por cuidar da filhinha para que sua esposa participasse da competição.

Bia Barreto, líbero da CIESA-AM,  joga desde os 13 anos e conta com uma torcida fervorosa e muito barulhenta, seus pais, que a acompanham em todos os jogos. “É muito amor ao voleibol e a minha filha, são meninas esforçadas que fizeram de um tudo para participar, venderam rifas, fizeram bingo, venderam doces e hoje estão aqui”, afirma Rose Barreto, mãe da líbero das Amazonas.

O segundo confronto foi entre a anfitriã UFBA-BA e a equipe da UPIS-DF, as baianas, apesar de contarem com o apoio da torcida, estrearam com derrota de 3 sets a 0. A jogadora central do time UFBA, Bárbara, integra a equipe há oito anos e relata que “é diferente e bom jogar em casa, temos torcida, podemos voltar para a nossa casa no fim do jogo, mas hoje não deu para sair com a vitória”.

À tarde, ainda no ginásio do ISBA, as partidas estavam previstas para começarem por volta das 16h, mas devido problemas técnicos: umidade da quadra e a luz do Sol atrapalhando a visibilidade, o jogo iniciou com cerca de quarenta minutos de atraso. Fortes emoções tomaram conta do jogo entre a equipe da UNINASSAU-AL e a UNICESUMAR-PR, a partida foi acirradíssima, muitos rallys, viradas de placar, as jogadoras de ambos os times deram o máximo de si. O placar final ficou em 3 sets a 1 para as alagoanas da UNINASSAU, com parciais de 25 a 16/ 25 a 23/ 27 a 25.

Na último confronto do voleibol feminino, nesta terça-feira (22/10), o apoio da torcida não foi suficiente para colocar as paraenses da UNAMA na frente do placar de sets. O jogo foi tenso, os times vibravam a cada ponto como se fosse o último da partida, mas depois de três intensos sets, a equipe da UNOCHAPECÓ-SC, confirmou a superioridade e levou o triunfo por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 22/ 25 a 21/ 25 a 17.

Voleibol masculino

Os quatro jogos do voleibol masculino aconteceram no ginásio da Associação Desportiva e Cultural Coelba (ADELBA), em Salvador.

A primeira partida começou por volta das 9h30, em quadra a equipe do UNAMA-PA jogou contra o DOCTUM-ES, que no último JUBs, em 2018, encerrou sua participação na terceira colocação. O jogo foi equilibrado, mas a equipe do Pará não conseguiu vencer os adversários que se mostraram resistentes e superiores. O placar final foi de 3 sets a 0 para o DOCTUM-ES.

Logo depois, às 11h30, foi a vez da UNICESUMAR-PR enfrentar uma das pratas da casa, UNISBA-BA. O time baiano tentou resistir, mas não conseguiu reverter a superioridade dos paranaenses, que venceram a partida também por 3 sets a 0.

O dia ainda contou com mais duas partidas, a equipe do UNINASSAU-PE enfrentou os meninos do UNISANT’ANNA-SP, em uma partida bem disputada. Mas os paulistas mostraram garra e conquistaram a vitória o por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 21/ 25 a 20/ 25 a 21.

Para finalizar a noite, o último confronto do masculino foi entre a UNIPAC/UBERLÂNDIA-MG e a equipe do UNIRG-TO. Os mineiros conquistaram o triunfo com 3 sets a 0.

Confira, no link abaixo, todos os resultados dessa e das outras modalidades realizadas hoje nos JUBs Bahia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS