VOLUNTÁRIOS RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA O JUBS GOIÁS

Voluntários recebem capacitação para o JUBs Goiás

Em Goiânia, CBDU lança Academia CBDU de Voluntários. Primeira turma tem 300 pessoas, que receberam curso de formação nos moldes da Federação Internacional do Esporte Universitário

Por Sérgio Lessa – Ares Comunicação

Voluntários do JUBs 2017 participaram da Academia CBDU de Voluntariado

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) formou, nesta terça-feira (17), sua primeira turma de voluntários preparados para grandes eventos. O dia foi dedicado à capacitação de 300 voluntários, que receberam treinamento no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia. A turma formada pela Academia CBDU de Voluntários vai debutar nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que começam nesta quinta-feira (19) e terminam no dia 29.

Nesta terça-feira, os voluntários foram recebidos pelo presidente da CBDU, Luciano Cabral, que ministrou uma palestra mostrando a grandiosidade do maior evento poliesportivo universitário da América Latina. “Não queremos apenas selecionar pessoas para trabalhar com a gente. Queremos impactar na vida dos voluntários e de todos que estão envolvidos no JUBs. O voluntariado é muito importante para este evento”, salienta Luciano.

Do voluntariado à efetivação
Durante a capacitação, foram apresentados três funcionários da CBDU que iniciaram suas carreiras por meio do voluntariado. Os educadores físicos Elvis Silva, de 27 anos, e Fernanda de Paula, de 25, foram voluntários da área de transporte no JUBs 2015, em Uberlândia. O bom desempenho de ambos rendeu a eles o convite para trabalhar na CBDU.

O mesmo ocorreu com o fisioterapeuta pernambucano Aristides Rodolfo de Melo, de 39 anos, que foi voluntário no JUBs 2014, em Aracaju. No ano seguinte, ele foi contratado pela CBDU para integrar o departamento médico, composto por outros 11 fisioterapeutas, três médicos e dois massoterapeutas.

“Fui atleta de vôlei e, ao me formar em fisioterapia, busquei o voluntariado no JUBs em busca de experiência na área esportiva. Perguntei muito e trabalhei com plenitude e muita garra”, lembra Aristides. “Fiquei muito feliz ao ser convidado para trabalhar na CBDU e, nos últimos três anos, adquiri ainda mais experiência e vivência. Não imaginava começar como voluntário e, em tão pouco tempo, ter trabalhado em duas Universíades (Coreia do Sul/2015 e Taipei/2017)”, comemora.

Ex-voluntários, e atuais funcionários da CBDU, contam suas experiências

O exemplo de Aristides, Elvis e Fernanda incentiva as novas turmas de voluntários. É o caso da goiana Leandra Leonel, de 22 anos. Estudante do 8º período de fisioterapia na Unip, ela saiu de Nova Veneza (GO), onde mora, para se dedicar aos 11 dias de trabalho no JUBs Goiás.

“É minha primeira vez no JUBs e a primeira como voluntária também. Será uma grande oportunidade para adquirir experiência e muito conhecimento. Estou até um pouquinho nervosa e ansiosa para o início dos jogos. Acredito que será uma experiência única e que pode me abrir portas na profissão”, avaliou Leandra.

Dos mais de mil inscritos para o programa de voluntariado do JUBs Goiás, metade foi aprovada e capacitada por meio de palestras e dinâmicas nas áreas técnica, de saúde, transporte, turismo, hospedagem, direito e comunicação.

“Promovemos trabalhos de integração entre os voluntários, jogos, brincadeiras e palestras para capacitá-los e mostrar a eles o quão grande é um evento esportivo deste porte”, conta a coordenadora do programa de voluntariado da CBDU, Paula Leal Vasconcelos.

Voluntariado na Fisu
O Departamento de Voluntários da CBDU foi criado há três anos, mas, a partir de agora, passa a capacitar os voluntários usando as ferramentas e conhecimento adquirido na academia da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU, sigla em inglês), em julho, em Kazan, na Rússia.

Na ocasião, a FISU realizou um programa de liderança em voluntariado, o FISU Volunteers Leaders Academy. O evento reuniu mais de 100 voluntários, de 91 países. Eles compartilharam práticas relacionadas a projetos de voluntariado para grandes eventos internacionais. O evento contou com aulas, palestras de profissionais experientes em voluntariado em grandes eventos, avaliações, debates e troca de experiências entre os participantes.

Nesta terça-feira, os voluntários foram preparados, dentro dos parâmetros da FISU, para receberem cerca de 7 mil pessoas envolvidas no JUBs Goiás, a maior edição da história do evento, que chega à 65ª edição.

Sobre o JUBs 2017
Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

A cerimônia de abertura será na próxima quinta-feira (19), com show da dupla goiana Israel e Rodolffo, a partir das 19 horas, no Ginásio Rio Vermelho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS