10 filmes e séries na Netflix sobre esporte

1. 100 metros (2016)
Baseado na história real de Ramón Arroyo, o filme conta a história de um homem sedentário que é diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos, e no início do tratamento ouve de outro paciente que em pouco tempo não conseguiria sequer caminhar 100 metros. Mesmo com todo sofrimento e as limitações nos movimentos e na fala, Ramón alia seu tratamento ao esporte. O ápice vem logo após sua recuperação, com a conclusão de um Ironman, a mais famosa e desafiadora prova de triathlon do mundo.

2. Coach Carter – Treino para vida (2005)
Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, é convidado para treinar o time de basquete do antigo colégio no qual ele jogava. Carter aceita o desafio e apresenta um sistema rígido e polêmico de condução: ele coloca o desempenho escolar como prioridade para os atletas, antes do esporte. Devido ao mau desempenho acadêmico dos integrantes do time, alguns jogos são perdidos.

3. Ícaro (2017)
Vencedor do Oscar, esse documentário retrata a história de Bryan Fogel, um cineasta e ciclista amador que se envolve em um gigantesco escândalo de doping com a ajuda de um cientista russo caçado por Putin. O filme nasce de uma inquietação: como Lance Armstrong, conhecido como ‘o maior ciclista de todos os tempos’, nunca foi pego em testes antidoping? Armstrong venceu 7 vezes consecutivas o Tour de France e logo em seguida perdeu todos os títulos ao confessar o uso constante de substâncias proibidas. Foi então que Fogel decidiu colocar o sistema à prova, usando medicamentos para melhorar seu desempenho.

4. O homem que mudou o jogo (2012)
Você pode até não entender de baseball e pensar que esse é só mais um filme esportivo que mostra a tática pouco ortodoxa de um sujeito que vai contra tudo e todos para ter sucesso no jogo. Na trama, Brad Pitt é Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e ajuda de Peter Brand, ele desenvolve um inovador programa de estatísticas para o clube, que o coloca entre as principais equipes esportivas dos anos 80.

5. Losers (2019)
Diferentemente da maioria dos filmes ou séries esportivas, Losers não conta a história dos vencedores. A série documental traz em 8 episódios histórias de pessoas que por alguma razão perderam – favoritos ou que estiveram muito próximos da glória. Com uma dinâmica leve, entrevista os próprios atletas, amigos, familiares e outros personagens que se envolveram em cada momento. E sempre com uma lição: como transformar perdas em experiencias positivas.

6. Raça (2016)
Nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, Hitler queria demonstrar a supremacia da raça ariana, mas o atleta afro-americano Jesse Owens (Stephan James) provou que ele estava errado. O filme é um clássico no universo esportivo e retrata a trajetória de Owens, atleta que naquela Olimpíada conquistou 4 medalhas de ouro no atletismo.

7. Um homem entre gigantes (2016)
Estrelado por Will Smith, a trama mostra a história de Dr. Bennet Omalu, neuropatologista forense que diagnostica um sério trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Ao investigar o assunto, Omalu descobre se tratar de um mal recorrente entre os atletas profissionais da modalidade, decide reverter o quadro e expor para o mundo a situação. Quando faz isso ele inicia uma guerra intensa com a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos (NFL).

8. Coração de Corredor (2017)
Depois de perder a namorada e alguns amigos em um acidente, um adolescente encontra na corrida uma forma de consolo e eficaz para recuperar suas memórias. No entanto, sempre se manter no passado cria um conflito com as novas memórias que precisa criar do presente e atrapalha o futuro.

9. Escalando Dawn Wall (2017)
O documentário registra a saga de Tommy Caldwell, um famoso escalador norte-americano que passou por diversos problemas pessoais, em busca de escalar a formação rochosa mais impressionante de Yosemite, na Califórnia. Para o desafio, ele teve a companhia de Kevin Jorgeson, atleta de boulder. Por 7 anos ambos escalaram em estilo livre toda a via, chamada de Dawn Wall, até que em 2015, concluíram ela por completo.

10. Menina de Ouro (2005)

Apesar de não estar disponível na Netflix, esse filme, é um clássico e merece destaque. Vencedor de 4 Oscar, retrata a relação de Frankie Dunn, ex-agente e treinador de grandes boxeadores, e Maggie Fitzgerald, jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Frankie diz não treinar mulheres, mas, depois de muita insistência, acaba convencido pela determinação de Maggie. O vínculo criado por eles ultrapassa os limites do esporte e muda a vida de ambos.

Extra: The Man With The Halo (2018)
Tim Don é um triatleta profissional britânico que coleciona em seu currículo 3 Jogos Olímpicos, incontáveis pódios de Ironman e Copa do Mundo de Triatlo e inúmeras outras competições. Em 2017, consagrou-se recordista mundial da modalidade com o tempo de 07:40:24 em uma competição em Florianópolis, o que deu a ele uma vaga para competir na maior prova de Ironman do Mundo: o campeonato em Kona, no Havaí.
Poucos dias antes da competição, Tim foi atropelado por um caminhão enquanto fazia um dos seus últimos treinos de ciclismo. Após fraturar uma vértebra e quase ficar tetraplégico, o atleta se submeteu a um tratamento que pode ser comparado a torturas medievais e voltou a competir depois de um ano do acidente.
O documentário tem 28 minutos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS