A CBDU

 

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade de administração do desporto universitário brasileiro, ou seja, é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo país.

Fundada em 09 de agosto de 1939, por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações reunidos no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário foi oficializada dois anos depois pelo Decreto nº 3.617, de 15 de novembro de 1941, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto-lei nº 3.617 organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.

 

Competições e eventos

 

Jogos Universitários Brasileiros – JUBs

O maior evento realizado pela CBDU são os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2016 chegaram à 64ᵃ edição, reunindo mais de cinco mil participantes de todo o país. Ao longo dos anos, o JUBs cresceu e se estruturou no que hoje é conhecido como a maior competição universitária da América Latina.

Entre 2005 e 2012, o evento foi organizado pela CBDU e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com o apoio do Ministério do Esporte e das Organizações Globo, e levou o nome de Olimpíadas Universitárias JUBs. A parceria foi fundamental para que a CBDU se reestruturasse e adquirisse capacidade e know how administrativo, ampliasse seu quadro de funcionários, capacitando-os e reestruturando toda a base dos 27 estados e do Distrito Federal. E, a partir de 2013, a CBDU voltou a organizar sozinha as Olimpíadas Universitárias JUBs, que voltaram a se chamar única e exclusivamente JUBs.

 

Liga do Desporto Universitário – LDU

Criada em 2006, na perspectiva de ofertar um calendário consistente e que contemplasse todo o ano letivo, a Liga do Desporto Universitário conta hoje com 15 competições, que vão de março a dezembro. Sediados em várias cidades brasileiras, os eventos da LDU abrangem uma grande diversidade de modalidades esportivas e movimentam mais de quatro mil atletas de todo o país.

 

Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino – CBUFF

Em 2014, a CBDU lançou a Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino (CBUFF), em parceria com o Ministério do Esporte. A segunda edição do campeonato, em 2015, foi considerado o maior campeonato de futebol feminino do Brasil.

 

Beach Games Internacional

Em dezembro de 2015, a CBDU escreveu um novo capítulo na história do esporte universitário, com o lançamento do primeiro International University Beach Games, contando com o apoio e chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e da FISU America.

 

Sede de eventos internacionais

Desde 2006, a CBDU voltou a se reposicionar no cenário internacional, quando foi protagonista da retomada dos Jogos Universitários Sul-Americanos daquele ano, realizando a edição em Curitiba/PR. De lá para cá, a Confederação sediou mais duas edições dos Jogos Universitários Sul-Americanos, organizou o primeiro Pan-Americano de Basquete 3×3 e também voltou a sediar e organizar campeonatos internacionais da FISU:

– 1ᵃ edição do Mundial Universitário de Futsal feminino;

– 6ᵃ edição do Campeonato Mundial Universitário de Rugby Seven;

– 12ᵃ edição do Campeonato Mundial Universitário de Triathlon;

– 2ᵃ edição do Campeonato Mundial Universitário de Basquete 3×3;

– 15ᵃ edição do Campeonato Mundial Universitário de Futsal.

 

Federações Universitárias Estaduais – FUEs

Ao longo da última década, a CBDU buscou trabalhar em parceria com as 27 Federações Universitárias Estaduais (FUEs) e hoje verifica-se o crescimento, o desenvolvimento e o fortalecimento dos Jogos Universitários Estaduais e de suas respectivas Federações. Este trabalho merece reconhecimento e o crédito a todos os presidentes e diretores que passaram e que continuam na gestão das FUEs.

Durante esses anos, a CBDU, em parceria com as Federações, utilizou algumas ferramentas, tais como instrumentos de pesquisa, para avaliar o desenvolvimento do esporte universitário por todo o Brasil. Um dos resultados aponta o grande aumento na quantidade de participantes e, principalmente, o estabelecimento de calendários para o esporte universitário no âmbito estadual. A conquista de legislações específicas que aportam recursos estaduais para algumas FUEs, os acessos a Leis de Incentivo Estaduais e as parcerias entre o ente público estadual e o municipal, também demonstram o crescimento e a conquista de credibilidade do esporte universitário em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

 

Diante deste cenário, a CBDU veio se fortalecendo, conquistando parceiros, a exemplo do Banco Itaú, que já é patrocinador do esporte universitário há oito anos, entre outras empresas, além do Ministério do Esporte e COB, que atuam como apoiadores.