A influência dos JUBs na vida profissional do atleta André Augusto no basquete
2A jogou e ganhou títulos nacionais e internacionais no basquete 3x3 universitário e hoje é destaque no time profissional do Bahia
Créditos:CBDU
Conhecido nas quadras como '2A' , a história de André Augusto vai além do basquete. Ele é o exemplo de como o esporte e a educação se unem para criar um caminho de progresso, perseverança e transformação, mostrando como o sucesso se manifesta na evolução pessoal.
André tem 25 anos e nasceu em Nova Iguaçu-RJ, mas atualmente cursa Recursos Humanos no Centro Universitário da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde vive atualmente. No basquete 3X3 ele começou aos 16 anos. O iguaçuano coleciona mais de 10 campeonatos disputados no Brasil e no mundo pelo basquete 3x3 e 5x5 desde que começou a disputar nos jogos universitários.
“Comecei a treinar basquete quando fui morar com meu irmão em Santa Catarina. Meu irmão é técnico de basquete e ele foi me treinando e me incentivando. Em 2022, eu tive a oportunidade de jogar no 3x3 pela Universidade Paulista, onde fiz o curso de Processos Gerenciais, com bolsa pela UNIP-SP. Foi lá que começou minha jornada no esporte universitário”, lembra.
No Basquete 3x3 ele ficou em primeiro lugar no mundial universitário na Turquia (2022), foi melhor atleta do ano na modalidade 3x3 pelo JUBs Praia Maranhão e RJ em 2023 e 2024, também foi campeão Pan americano em 2022 e em 2024, além de duas vezes campeão no JUBs Geral (Jubão) em Brasília no 5x5 em 2022 e no ano passado, quando também ficou na 5ª colocação no mundial universitário na China.
A paixão e dedicação de André pelo esporte fizeram ele ganhar uma bolsa de 100% na UNIGRAN, onde estuda atualmente. “Eu acredito que o esporte e o estudo andam lado a lado, até por questão de aprendizado nos torna alunos mais focados”, argumenta André.
Para além da vida acadêmica, o desafio do atleta também é jogar profissionalmente em um time de 3x3 e conseguir conciliar as atividades.
“Além de representar a Unigran, onde tenho bolsa integral, jogo pelo Bahia no 3x3 profissionalmente. Conciliar o esporte e o curso é muito cansativo, mas eu sei que em um momento vou sair da faculdade e aí é bom já está encaminhado para seguir na carreira lá fora. Mas sou grato por ter iniciado no desporto universitário”, destaca.
Competições que 2A participou no basquete em jogos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário:
Jubs praia 2022 em canoa quebrada ( campeã)
Pan Americano 2022 em Peru (Campeão)
Jubs Brasília 2022 5x5 ( Vice campeão)
Mundial universitária 2022 Turquia (campeão)
Jubs praia 2023 São Luís do Maranhão (Campeão)
Mundial universitário 2023 no Qatar ( 4 lugar)
Jubs Praia 2024 RJ (Campeão)
Pan americano 2024 na Argentina (Campeão)
Jubs Brasília 5x5 2024 (campeão)
Mundial universitário 2024 na China( 5 lugar)
JUBs Praia Paraíba 2025 - 3x3 (Quartas de final)