Logo
NOTÍCIAS

Acadêmico valoriza a pesquisa acadêmia e premia os melhores com bolsas da UNINASSAU

Uninassau oferece bolsas de pós-graduação EAD aos medalhistas da modalidade

Por CBDU

11 de out., 2025 às 14:24 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

 

A ciência e o esporte caminharam lado a lado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), com a realização da modalidade Acadêmico. A modalidade premiou neste sábado (11/10) os melhores trabalhos de pesquisa inscritos na edição que acontece em Natal (RN). São pesquisas desenvolvidas por estudantes de todo o país. Além de medalhas, os vencedores conquistaram bolsas de estudo integrais de pós-graduação, na modalidade EAD, ofertadas pela UNINASSAU.

As bolsas reforçam a importância da pesquisa acadêmica para o desenvolvimento do esporte universitário e o compromisso com a valorização do conhecimento científico. “O atleta universitário carrega em si o equilíbrio entre disciplina, superação e conhecimento e é justamente isso que buscamos incentivar. Ao oferecer bolsas de pós-graduação, queremos ampliar as oportunidades para que esses talentos continuem crescendo”, afirma Jânyo Diniz, CEO do Grupo Ser Educacional, mantenedora da UNINASSAU.

Criado em 2016, o Acadêmico vem ganhando força a cada edição e, neste ano, reuniu 26 pesquisadores. A avaliação é feita em duas etapas: na fase preliminar, a parte textual dos trabalhos é analisada pela comissão organizadora; já na fase final, os oito melhores pesquisadores apresentam suas pesquisas no auditório do Departamento de Educação Física (DEF), sendo avaliados pelo domínio do tema e pela capacidade de aprendizado a partir dos apontamentos dos jurados. A comissão foi composta pelos professores Júnior Silva (UFMS), Ricardo Quinaud (UNESC) e Alysson Carvalho (UFRN), nomes de destaque na área da pesquisa esportiva.

Os grandes vencedores da edição 2025 foram: ouro para Mariana Klauck Beirith (UDESC/SC), com o trabalho Responsabilidade Social Corporativa em Clubes Brasileiros de Futebol: Análise Qualitativa Comparativa de Fatores Organizacionais; prata para João Carlos Targino Bruno dos Santos (UnB/DF), com o estudo Perfil Força-Velocidade-Potência versus Índice de Força Dinâmica: Há Concordância entre os Diagnósticos de Treinamento?; bronze para Leonardo Egerland Souto (UDESC/SC), autor de Ansiedade Esportiva em Contexto Universitário: Um Estudo com Estudantes-Atletas nos Jogos Internos da Udesc.

Para a campeã Mariana Klauck Beirith, o incentivo é motivo de orgulho. “É muito significativo para nós, estudantes engajados com a pesquisa, poder vir aqui apresentar o nosso trabalho. Agradecemos à Uninassau por nos oferecer a chance de continuar nossa trajetória acadêmica com um curso de pós-graduação gratuito. Além do pódio individual, levamos para casa o troféu coletivo, resultado do trabalho em equipe e do apoio dos nossos professores, servidores e técnicos da Udesc”, destacou.

Com o crescimento constante na procura desde sua criação, o Acadêmico reafirma o papel dos JUBs como espaço de integração entre ciência, esporte e educação, valorizando o protagonismo dos jovens pesquisadores que contribuem para o avanço do esporte universitário brasileiro.

 

O JUBs Rio Grande do Norte é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Governo do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria do Esporte e do Lazer, Visite o Rio Grande do Norte e Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU).

 

Apoio: prefeitura municipal de Natal
Patrocínio: Icone Sports, Spalding, Joma, Kempa, uhlsport

Parceiros: Citrino, Tropical Brasil, Brisanet



 

Serviço

Evento: Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Rio Grande do Norte

Data: 05 a 18 de outubro de 2025

Local: Natal (RN)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS