Acessibilidade: Transmissão do Brasileiro Universitário de eSports conta com intérpretes de libras ?
Por João Ricardo Camilo - Assessoria JUBs Futebol 2022
Por João Ricardo Camilo - Assessoria JUBs Futebol 2022
A intérprete Jessyka “Suuhgetsu” Maia é uma das responsáveis por traduzir a emoção e a energia dos jogos para o público com dificuldade auditiva que acompanha as transmissões. “Para os surdos universitários que muitas vezes não participam de campeonatos de eSports porque não tem acessibilidade, ter um evento com esse recurso mostra que eles podem ter informação sobre isso, e eu acredito que isso leve outras pessoas a pensarem também”, diz Jessyka.
A também advogada, decidiu unir paixões e se tornou referência na área que atua desde 2017. “A área de acessibilidade no entretenimento ainda é vista por alguns como ‘luxo’, o que dificulta a valorização, tanto do profissional, quanto do público com deficiência que quer estar no meio. Seja ele profissional ou como torcedor. Mas isso está mudando aos poucos, e em relação a libras, evoluímos de forma absurda nesses últimos anos”, avalia a intérprete, que também é apaixonada por games.
E logo no primeiro dia da competição, mais de 180 mil pessoas acompanharam as transmissões. Segundo o coordenador de mídias sociais da CBDU, Guilherme Dezopa, o número já é um recorde: “Com certeza se deve ao fato da gente ter ampliado a acessibilidade em nossas transmissões. Somos uma instituição que divide o foco no esporte e também na educação e trazer uma intérprete de libras para atingir esse público é importante”, afirma Guilherme.
Brasileiro Universitário de eSports
Neste sábado (21) e domingo (22) serão realizadas as semifinais e finais do Counter-Strike e League of Legends. Além das transmissões, o palco da disputa é na Praça de Alimentação do shopping Passeio das Águas, e é aberto ao público.
Serviço
O Brasileiro Universitário de eSports 2022 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). Apoio local: Prefeitura Municipal de Goiânia, Governo Estadual de Goiás, Passeio das Águas Shopping e Fujioka. Patrocínio: Banco do Brasil, Kempa, Ícone, Spalding e Uhlsport.
Cris Pimenta marcou seu nome na história do esporte universitário brasileiro ao integrar a Seleção Brasileira que conquistou a...
O Campeonato Brasileiro Universitário de Tiro Olímpico é uma realização da CBTE em parceria com a Confederação Brasileira do...