Árbitro de basquete que apitou final de olimpíada volta ao JUBs

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) sempre contam com uma comissão de arbitragem de alto nível e para a edição deste ano não foi diferente. Nas competições de basquete, oito árbitros que atuam no Novo Basquete Brasil (NBB), principal liga do basquetebol brasileiro,  estiveram no comando do apito. 

Um dos nomes da arbitragem do basquete é Cristiano Maranho, foi árbitro internacional por 24 anos é referência no apito brasileiro, sendo escolhido o melhor árbitro do NBB por nove edições seguidas desde 2011. “Sou um dos poucos árbitros no mundo que conseguiu apitar as finais mais importantes:olimpíada, duas finais de campeonato mundial, final de campeonato europeu, final de campeonato asiático e final de Pan-Americano”, contou o paranaense.

Divulgação/FIBA

O experiente árbitro de 48 anos relembrou que apitou o JUBs bem no início da sua carreira e se impressionou com a infraestrutura e logística da competição. “É impressionante o tamanho que é o JUBs, uma verdadeira estrutura de olimpíada. Eu apitei no JUBs bem no início da minha carreira, estou voltando agora e espero voltar mais vezes”.

Tendo 27 anos dedicados ao basquete, Cristiano falou da convivência com a nova safra de árbitros brasileiros que também marca presença nos jogos. “É legal a gente passar a experiência que a gente tem. Todo mundo quer adquirir conhecimento e eu por ter muito tempo de basquete tenho algumas coisas que posso ensinar”, finalizou.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS