ATLETAS BAIANOS DOS JUBS SÃO DESTAQUE EM DIFERENTES MODALIDADES

Foto: Washington Alves/Light Press/CBDU

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) fazem parte da trajetória de estudantes com um grande futuro no esporte, mas também atraem atletas que já venceram muitos campeonatos. É o caso do judoca Diego Ferreira dos Santos, dez vezes campeão baiano e seis vezes campeão brasileiro sênior de Judô. O atleta baiano, nascido em Jequié, participa dos JUBs 2019 e foi ele quem acendeu a tocha na cerimônia de abertura do campeonato. Diego é o único atleta baiano de judô que está na disputa para tentar participar das Olimpíadas 2020 em Tóquio.

O judoca começou a participar dos JUBs em 2007, já tendo defendido faculdades diferentes. Ele parou de participar em 2014 após deixar a universidade. Agora, que está fazendo pós graduação na UNIGAT, voltou a competir nos Jogos Universitários. “Nunca fui campeão do JUBs. Já fui vice, já fiquei em terceiro lugar algumas vezes, mas campeão não. E agora tenho esse desafio de tentar ser campeão em casa”, conta Diego.

Laísia Falcão Uzeda, atleta da natação e estudante de biomedicina da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, começou no esporte aos 5 anos de idade. Laísia precisou ficar um tempo fora das piscinas, lugar onde vinha se destacando. Mas, neste ano, voltou a treinar e competir e também participa dos JUBs Bahia. Em casa, a baiana de Salvador vai batalhar pela medalha. “O retorno tá sendo maravilhoso, a sensação de competição e de voltar às águas é muito boa. Me sinto renovada. É bom sentir a ansiedade de nadar e competir”, ressaltou a atleta.

A nadadora é um exemplo de atleta heroína, expressão muito usada pelos membros da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)  durante a competição. O vice-presidente da Confederação, Alim Maluf Neto, têm reforçado que os JUBs têm atletas cheios de força que conciliam estudo, esporte, vida profissional e pessoal. E tem sido exatamente assim para Laísia. A jovem trabalha todas as noites de segunda a sexta, faz faculdade durante o dia e, nesse dia a dia corrido, ainda tem outra grande responsabilidade: os treinos de natação e de condicionamento físico, que acontecem seis dias na semana.

Esporte e Saúde

Em outra área, quem também se destaca é a Amanda Ferreira dos Santos, estudante de medicina da UFSB em Porto Seguro. Ela está competindo na categoria do acadêmico dos JUBs apresentando um projeto da área de esporte e saúde.  Amanda explica que o trabalho dela tem como objeivo tratar dois desafios: “um é indicar o esporte na gestação, quebrar esse paradigma de que a gestante não pode fazer exercício físico. E dois: estabelecer e clarear o que temos de pesquisas e evidências. Mostrar o quanto exercício traz de benefício para essa patologia que tem resultados tão desastrosos tanto para a gestante como para o filho”.

Amanda, que também é atleta, mas por causa da demanda do curso de medicina não tem tempo de treinar para competições, conta que acha muito importante ter uma modalidade como o acadêmico e adora participar. “É uma honra ser a única mulher baiana a participar dessa modalidade. Acho que temos que chegar nesse espaço nosso já conquistado”, conta a estudante, que ainda ressalta que tem este tema justamente pensado para a mulher.

NOTÍCIAS RELACIONADAS