ATLETAS DOS JUBS RETIRAM ÓLEO EM PRAIA DE STELLA MARIS E FAZEM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO

    Por Luísa Couto

Foto: Saulo Cruz / CBDU

Manchas do óleo que atingiu a costa de diversos estados do nordeste brasileiro seguem aparecendo na praia de Stella Maris, em Salvador. Atletas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que estão hospedados em hotéis da região, têm aproveitado os dias de Sol nessa praia, mas ficaram inconformados com a quantidade de óleo ainda vista na areia. Por isso, em uma ação social realizada na tarde desta quinta-feira (24), os atletas da delegação de Roraima decidiram limpar o lugar.

Para Monique Lima, atleta da natação, entrar no mar está fora de cogitação. Ela não queria ter contato com o óleo, mas pisou em uma mancha quando caminhava pela praia. Vendo a situação de Stella Maris, ela decidiu participar da ação e contribuir não só com a limpeza, mas também com a conscientização das pessoas que visitam a praia.

Caio Nunes, atleta do futsal, também participou da limpeza e do bate-papo com atletas que estavam em um momento de lazer na praia. “É uma questão importante tanto no sentido ambiental como da saúde. A gente tentou abranger essa ideia tanto para turistas como para moradores”, explicou.

Elaine Morellato, diretora de responsabilidade social da Confederação do Desporto Universitário (CBDU), que esteve à frente da ação, explica que a ideia é contribuir com a Bahia e com o meio ambiente. “Como a gente está usufruindo dessa praia maravilhosa que está aqui em frente, nada melhor que convidar os atletas que estão aqui na praia pra recolher esse óleo. Tudo com proteção para eles. A gente quer dar uma pequena contribuição ajudando as pessoas da Bahia, que nos acolheram tão bem”, ressalta.

Reciclagem

A CBDU ainda pratica outras ações pensando no meio ambiente. Os resíduos sólidos do material usado durante os jogos poderiam virar lixo, mas com o pensamento de responsabilidade social, os organizadores do evento encontraram um destino melhor pra todo esse material: a reciclagem. Elaine Morellato conta que parte dos resíduos será entregue a Cooperativa Recicla Salvador e a outra parte permanece no próprio hotel onde funciona o Centro de Controle e Operação (CCO), que já faz o trabalho de reciclagem.

Segundo Elaine, a ideia surgiu após verificar qual era o destino desses resíduos usados no evento. A organização percebeu que algo podia ser feito. “A gente achou interessante dar a nossa contribuição àquela cidade que está recebendo o evento. A gente sabe que muitas pessoas vivem da reciclagem e a gente acaba produzindo uma quantidade grande de plástico e de papelão. Por isso, a gente fez o contato com a cooperativa de reciclagem daqui”, explica Elaine.

Alim Maluf Neto, vice-presidente da CBDU afirma que essas ações têm como intenção provocar “um maior engajamento social não só no aspecto esportivo, mas também como formador de opinião. Também para que o universitário se sinta parte do meio onde vive”.

Os Jogos Universitários Brasileiros – Fase Final 2019 são apresentados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Realização: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Governo do Estado, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Comitê local: Federação Universitária Baiana de Esportes. Apoio: Spalding, Kempa, Supper Bolla e Onza. Parceria: Comitê, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania. Patrocínio: Governo Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS