BRASIL RECEBE O PRIMEIRO PAN AMERICANO UNIVERSITÁRIO DA HISTÓRIA

Capital paulista sedia a primeira edição do FISU AMERICA GAMES entre os dias 19 e 29 de julho

A partir da próxima quinta-feira, dia 19, São Paulo será palco do FISU AMERICA Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário. Além de representar seus países e suas instituições de ensino, os atletas terão a oportunidade de viver uma experiência única de intercâmbio cultural durante os jogos.

Ao todo, 13 países serão representados por seus alunos- atletas na competição. Além do Brasil, disputam Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica,Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, México e Uruguai. Com todas as delegações, entre atletas e comissão técnica, São Paulo receberá cerca de 1500 pessoas para a disputa.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário e da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) AMERICA. A Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE também faz parte da co –organização dos jogos, que contam com o patrocínio dos Correios, dos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiro e da Premiere PET. Entre os apoiadores estão Gym Pass, Super Bolla e Koch Tavares.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, comenta a expectativa para a competição: “Para o Brasil e para a CBDU, é uma honra sediar o primeiro pan-americano universitário. A CBDU tem tido a satisfação de ser pioneira em alguns eventos do calendário internacional do esporte universitário, como o Mundial de Futsal e o Beach Games Internacional, que foram duas modalidades que começaram no Brasil e depois ganharam o cenário internacional. E agora temos mais uma vez a oportunidade de sediar os primeiros Jogos Universitários Pan-Americanos. Estamos nos organizando, nos preparando para receber todos os países filiados à FISU America e realizarmos uma edição inesquecível”, afirmou.

Entre as modalidades disputadas estão atletismo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, tênis e tênis de mesa. A competição também é pioneira no paradesporto. Pela primeira vez, paratletas universitários terão a chance de representar seu país em um evento internacional. Na categoria, o Brasil será representado por 129 alunos-atletas competindo nas modalidades tênis de mesa paradesportivo, atletismo paradesportivo e natação paradesportivo.

Os jogos serão marcados por presenças importantes do Esporte. Na cerimônia de abertura, que será realizada dia 20 de julho, as 19hs, estão confirmados o ministro da pasta, Leandro Cruz, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley, o Presidente da FISU, Oleg Matytsin, o Presidente da CBDU, Luciano Cabral e Alim Maluf Neto, presidente da FISU AMERICA.

Quem também marca presença e apadrinha o evento é o medalhista olímpico Gustavo Borges, que palestra para os atletas no dia 23 de julho, 15hs. A competição acontecerá no complexo do Centro de Treinamento Paraolímpico e no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo.

Todos os informes da competição estão disponíveis através desse link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS