Brasileiras que fizeram história – Amandinha

No dia 8 deste mês comemoramos o Dia Internacional da Mulher; uma data cada vez mais utilizada para reivindicar igualdade de gênero e dar destaque a luta de mulheres por todo o mundo. O dia, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, também simboliza as conquistas sociais e políticas desse grupo. Para deixar registrado o apoio da CBDU a essa data, e nossa admiração por todas as mulheres, publicaremos semanalmente até o final deste mês, uma série especial em homenagem a brasileiras que fizeram história no esporte; como atletas, gestoras e técnicas, no âmbito universitário ou não.

Estreamos a série Brasileiras Que Fizeram História com ninguém menos, ninguém mais, do que ela: Amandinha, eleita 7 vezes consecutivas a melhor jogadora de futsal do mundo! Os títulos foram concedidos a ela pelo site Futsal Planet, entre 2014 e 2020. Amanda Lyssa Crisóstomo é natural do Ceará, e hoje graduada em fisioterapia pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Desde 2013 ela joga pela Seleção Brasileira de Futsal como ala e, desde 2017, integra o time Leoas de Lages, de Santa Catarina. Em 2017 ela também fez parte da Seleção Brasileira Universitária e, junto com o time, conquistou o lugar mais alto do pódio no 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, realizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário – FISU, em Goiás.

Ainda no cenário universitário, Amandinha foi 5 vezes campeã da Liga do Desporto Universitário – LDU, e em 2018 participou pela primeira vez dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, na 66ª edição, em Maringá. Apesar dos vários convites para jogar no exterior, a atleta afirma que deseja permanecer no Brasil para ajudar a transformar o esporte feminino como um todo, e também sua modalidade. Que mulherrrr, Brasil!!

Acompanhe nosso site e nossas redes sociais – InstagramTwitter e Facebook, para não perder nenhum episódio dessa série e outros conteúdos sobre o Dia Internacional da Mulher.

NOTÍCIAS RELACIONADAS