CBDU realiza terceira edição do Summit do Esporte Universitário

Summit do Esporte Universitário aconteceu no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, e contou com nomes de peso do meio esportivo

Rodrigo Weinhardt, do Coritiba SAF, fala sobre sustentabilidade em eventos esportivos no Summit do Esporte Universitário
Rodrigo Weinhardt, do Coritiba SAF
Foto: Guilherme Taboada/CBDU

A terceira edição do Summit do Esporte Universitário da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) aconteceu na segunda-feira (25), no Rio de Janeiro, e contou com a presença de grandes nomes do meio esportivo.

O evento educativo visa estreitar os laços do público, de marcas e gestores com o mundo do esporte universitário, fomentando uma conversa enriquecedora sobre os pilares essenciais do setor.

Em 2024 o formato mudou. Inspirado no TEDx, os convidados fizeram sua apresentação e, em seguida, responderam perguntas do público.

O painel ‘Sustentabilidade: Como minimizar impactos em grandes eventos’ abriu o dia com palestras de Rodrigo Weinhardt, membro do setor de Planejamento Estratégico do Coritiba SAF, e Pedro Monteiro, CEO da Effect Sport e ex-atleta da Seleção Brasileira de Natação.

Em seguida, foi a vez dos ‘Esportes em ascensão: Superando desafios e atraindo fãs’, que contou com dois nomes de peso: Duda Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e Flavio Padaratz, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Após o coffee break, foi a vez de um dos temas mais aguardados: ‘Igualdade de gênero: Incentivo ao protagonismo feminino no esporte’. Para palestrar, a CBDU convidou o português Pedro Dias, atleta olímpico de judô e gestor do departamento de Igualdade de Gênero do Comitê Olímpico Internacional (COI). Para completar, Iziane Castro, Secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, subiu ao palco.

E, para fechar a noite, Emiliano Ojea, presidente da Confederação Argentina de Esporte Universitário, e Luiz Fernando Cuozzo Lemos, ex-atleta de canoagem da Seleção Brasileira, professora da Universidade Federal de Santa Maria e criador do PIARES, compuseram o painel ‘Dupla-carreira: Políticas públicas de incentivo ao esporte universitário’.

O Summit também faz parte do programa da Academia de Líderes Voluntários. Com isso, os participantes tiveram a oportunidade de assistir às palestras e tirar dúvidas ao final.

NOTÍCIAS RELACIONADAS