[CBDU Social] De cara nova! CBDU Social é reestruturado e propõe ações o ano todo

Há seis anos a CBDU mantém o CBDU Social, projeto que tem como objetivo final a doação de produtos (de higiene, de limpeza, esportivos, brinquedos ou outros) para instituições carentes. Nesse ano, o projeto foi reestruturado e prevê ações contínuas durante toda temporada.

Instituído oficialmente em 2013, o CBDU Social foi criado para resolver as pendências administrativas durante os eventos de maneira consciente e solidária. Na prática, quando algum participante perdia o crachá, ou quando havia a necessidade de substituição na relação dos inscritos, por exemplo, as taxas (de emissão de novo crachá ou nova relação) eram pagas em doações, e não em dinheiro.

A cada temporada os produtos a serem doados eram escolhidos, como leite em pó, roupas ou brinquedos. E a entrega acontecia em alguma instituição carente da cidade sede da competição. Em 2019, foram fraldas geriátricas. Ao todo, 260 pacotes foram entregues no Lar Irmã Maria Luiza, em Salvador.

Nesse ano, devido a não realização dos eventos em decorrência da pandemia de Covid-19, o CBDU Social foi reestruturado de maneira que possa acontecer independente das competições presenciais. O projeto propõe a união das 27 Federações Universitárias Estaduais (FUEs) em prol da solidariedade e, de disseminar os valores da CBDU junto às instituições e projetos sociais esportivos. Dessa maneira, há propostas para serem executadas a curto e a longo prazo e que atendam todas as regiões do país.

O CBDU Social sugere 5 campanhas fixas ao longo do ano: material escolar, Páscoa, agasalho, Dia das Crianças e Natal. O objetivo é que nessas cinco ocasiões haja a arrecadação de materiais pertinentes a cada data e a sua doação. Ações pontuais em eventos presenciais também acontecerão, assim que estes forem retomados.

Dessa forma, o CBDU Social contribui para o fomento do espírito da solidariedade entre todas as pessoas envolvidas com o esporte universitário, de atletas a gestores. E também dissemina o esporte enquanto ferramenta de mudança social.

NOTÍCIAS RELACIONADAS