Cerca de quatro mil estudantes-atletas estão em Natal para o 2º bloco dos Jogos Universitários Brasileiros
No 1º bloco, mais 3 mil participantes disputaram os JUBs e 860 medalhas foram entregues
O 1º bloco do maior evento poliesportivo universitário, os Jogos Universitários Brasileiros – Rio Grande do Norte, foi um sucesso e superou as expectativas dos mais de três mil participantes.
Para o 2º bloco, Natal recebe cerca de quatro mil estudantes-atletas, que disputarão os JUBs do dia 13 até o próximo dia 18 de outubro. Nos dois blocos, foram reservados 20 hotéis para acomodar os cerca de 7 mil participantes desta edição no estado Potiguar. Na virada do JUBs, que aconteceu no último domingo, 12, quem deixou os hotéis voltou para casa com boas lembranças e experiências vividas, que os novos hóspedes da capital norteriograndense ainda terão a oportunidade de vivenciar.
Jamysson Bento de Paula Silva (Xadrez), da Uninassau – Recife, do estado de Pernambuco, falou sobre os dias que passou em Natal. “Gostei muito porque consegui jogar xadrez sem me preocupar com as coisas externas, de uma maneira confortável, graças a essa acolhida. A CBDU está de parabéns por selecionar de forma tão eficaz os hotéis para os estudantes-atletas”, parabenizou Jamysson.
Já a estudante-atleta Sara Braga Mendanha, do curso de Enfermagem, pela UFMG, veio para o 2º bloco dos JUBs e vai disputar o tiro com arco. Ela chegou domingo, 12, em Natal e contou que foi bem recebida no hotel e no boulevard dos atletas, onde viu diversas ativações e já fez contato com outros participantes do país.
"Eu amei a hospedagem e estou muito feliz por ter chegado aqui em Natal, está tudo maravilhoso. No Centro de Convenções, o boulevard está muito dinâmico, dá pra ter contato com a galera de outros esportes e se divertir também. Para esse bloco eu estou em busca de medalha e espero levar boas recordações para Minas Gerais do JUBs-RN", contou
A gerente do Hotel Marsol Beach Resort também avaliou como positiva a estadia dos estudantes-atletas durante o primeiro bloco. “Receber os jovens foi uma experiência maravilhosa. Nós já estamos acostumados a trabalhar com esse público, mas os estudantes dos JUBs nos surpreenderam em educação, cultura e comportamento. Estão de parabéns e que assim seja também com os novos hospedes”, afirmou.
O Programa de Qualidade CBDU Hospitality, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), realizou, durante esse fim de semana, um intenso trabalho para a virada de bloco, com o check-out dos participantes do primeiro grupo e o check-in dos que chegaram para a segunda semana de competições, conforme explicam o diretor de Marketing e Comunicação, Paulo Souza, e o coordenador de Hospitalidade da CBDU, Marcelo Lima.
“A virada do JUBs é um grande momento dos Jogos Universitários Brasileiros, em que a gente se despede dos atletas da primeira etapa e reinicia a competição com toda a experiência ofertada na primeira semana. Isso inclui o check-in nos hotéis, a cerimônia de virada, a atração cultural local, as ativações no boulevard e, claro, a presença dos estudantes-atletas abrilhantando ainda mais esse dia”, destacou Paulo.
“Para essa virada dos JUBs-RN, a gente tinha um receio de como seriam as saídas e entradas dos estudantes-atletas nos hotéis, mas foi algo que nos surpreendeu positivamente. Também foi bom para os hotéis, que estão se consolidando na hospedagem do público esportivo e mantendo o legado do ‘Bem Receber’”, disse o coordenador.
Vale lembrar que, para os Jogos Universitários Brasileiros – RN, os hotéis de Natal passaram por uma avaliação prévia, que considera cerca de 20 requisitos, envolvendo aspectos de hospitalidade, responsabilidade socioambiental, acessibilidade, intercâmbio cultural e atendimento personalizado às necessidades dos estudantes-atletas que estarão em Natal até o dia 18 de outubro. Esses estabelecimentos também passaram por treinamentos, capacitações e consultorias, assim como os mais de 320 hotéis já certificados pelo CBDU Hospitality em todo o país.
Durante a maior competição universitária da América Latina, 7 mil estudantes-atletas de 312 instituições de ensino, dos 26 estados e do Distrito Federal, devem passar pelo JUBs-RN.
No balanço geral das modalidades do primeiro bloco dos JUBs RN, já foram entregues 860 medalhas no total — 266 de ouro, 266 de prata e 328 de bronze.
Realização e parcerias
O JUBs Rio Grande do Norte é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto
Universitário (CBDU), Governo do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria Do
Esporte e Lazer, Visite o Rio Grande do Norte e Federação Norteriograndense do Desporto
Universitário (FNDU).
Apoio: Prefeitura Municipal de Natal
Patrocínio: Icone Sports, Spalding, Joma, Kempa, uhlsport
Parceiros: Citrino, Tropical Brasil, Brisanet
Serviço
Evento: Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Rio Grande do Norte
Data: 05 a 18 de outubro de 2025
Local: Natal (RN)