CERIMÔNIA DE ABERTURA É O DESTAQUE DO DIA NO JUBS FASE FINAL

Em evento realizado na noite desta segunda-feira (05), os mais de três mil atletas do Brasil inteiro deram a largada para última fase da competição. A cerimônia contou com a presença do campeão olímpico e padrinho dos Jogos, Gustavo Borges

Por João Ricardo Camilo – Programa Jovens Jornalistas

“Mais rápido, mais alto, mais forte”. Foi citando o Lema Olímpico criado por Barão Pierre de Coubertin na criação dos Jogos Olímpicos da era moderna, que o prefeito de Maringá Ulisses Maia declarou aberta a 66º edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2018. A Cerimônia de Abertura foi realizada na noite de hoje no Ginásio Chico Neto, na Vila Olímpica da cidade sede.

Sob olhares de mais de 3,5 mil atletas e espectadores, a cerimônia contou com apresentação de cheerleading, bateria universitária e do grupo de pagode Sempre Tem, além do tradicional desfile das delegações. Com direito a pira olímpica, o ex-nadador e vencedor de quatro medalhas olímpicas, Gustavo Borges conduziu a tocha pelo ginásio. “A alegria é grande, e participar de um evento que junta educação e esporte é uma honra para mim”, comentou o nadador, que também é padrinho da Fase Final do JUBs.

Foto: Alzir Lima/CBDU

A atleta Isabela Maria Araudi foi quem recebeu das mãos de Gustavo a tocha que acendeu a Pira Olímpica. “Foi uma experiência incrível poder representar meu estado nessa edição, ainda mais recebendo a tocha das mãos de um grande atleta”, disse a estudante que participa pela terceira vez dos Jogos Universitários. Ela joga Handebol há mais de 17 anos, e nesse que pode ser seu último JUBs, Isabela reconhece que fechou com chave de ouro.

Quem também aproveitou a Cerimônia foi a estudante de Educação Física Elora Maciel, da delegação do Goiás. Ela que recebeu a última edição do JUBs em casa, diz que a abertura já dá um gás na competição “Deu pra matar a saudade do JUBs em Goiânia, e claro, renovar os ânimos após doze horas de viagem, que com certeza valem a pena”.

No esporte, Elora também é técnica da categoria de base da Força Atlética Estácio de Sá, e já incentiva as alunas a participarem dos Jogos Universitários: “As atletas ainda são novas, em média 15 anos, mas já incentivo elas participarem quando estiverem na Universidade porque sei que vale a pena”, fala a atleta que participa de seu segundo JUBs.

Cenário Perfeito

Além do prefeito de Maringá e do secretário municipal de esportes Valmir Fassina, participou também da cerimônia Ney Mecking, Presidente da Federação Paranaense do Desporto Universitário – FPDU. Em seu discurso, Ney deu as boas-vindas aos atletas, técnicos e dirigentes das 27 delegações que desembarcaram no Paraná para competir em 15 modalidades.

O Presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, Luciano Cabral diz que pelo sucesso do evento de hoje, a expectativa é que a 66ª edição do JUBs se consolide como uma das melhores já realizadas: “Maringá tem uma excelente infraestrutura esportiva e acolheu muito bem o evento, um exemplo disso é a população envolvida aqui na cerimônia”, diz.

Ele ainda comentou o alto nível que o novo formato dos Jogos Universitários Brasileiros, adotado esse ano, permite. “Os atletas que aqui chegam são os melhores em termos de resultados esportivos, por já terem passado por fases anteriores, e agora, o cenário se desenha como perfeito para que a gente realize uma das melhores edições do JUBs”, conclui o presidente.

Banda Sempre Tem encerrando a cerimônia Foto: Alizir Lima/CBDU

Durante toda a competição, as arenas de jogos serão abertas ao público, que poderá conferir gratuitamente os melhores atletas universitários do Brasil em ação. Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para conferir os regulamentos, boletins e mais informações sobre a Fase Final, acesse o link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS