Ciclismo Virtual Brasileiro no JUBs Brasília 2021

Nem nos despedimos direito do JUBs Praia 2021 e já estamos de olho no JUBs Brasília, que acontece na capital federal em outubro. Será que estamos ansiosos? Mas toda essa euforia tem um motivo: tem novidade na área! Além das 25 modalidades já presentes no programa esportivo da competição, o evento agora conta com uma nova modalidade, que integra a programação no formato de apresentação: o ciclismo virtual.

Criado a partir de uma startup desenvolvida por especialistas das áreas de técnica, marketing, logística e live streaming, o Ciclismo Virtual Brasileiro tem como objetivo oferecer aos atletas a opção de se manterem ativos, através de competições virtuais de ciclismo, com percursos reais e alta tecnologia. O projeto permite que pessoas de todos os níveis possam treinar e competir, de qualquer lugar do globo.

Após parceria firmada com a CBDU em fevereiro de 2021, a iniciativa passa a integrar o JUBs Brasília, como uma modalidade de apresentação, ou seja, aquela que faz sua estreia na competição, e ainda não integra o evento em definitivo; é como se estivessem em teste. Durante o evento, os quatro melhores ciclistas universitários classificados em eventos seletivos virtuais prévios, disputarão presencialmente a prova de ciclismo virtual e o título de campeão brasileiro. As etapas seletivas são:

07 de agosto –Tour Serra do Rio Rastro

04 de setembro – Tour de São Paulo

E se liga que as inscrições para a primeira etapa classificatória, que acontece em agosto, já estão abertas! Os interessados têm até às 14h do dia 06 de agosto para realizar sua inscrição – nesse link.

Os atletas universitários que se classificarem terão hospedagem, alimentação e traslado durante os 4 dias de estadia na cidade de Brasília; além de treinos promocionais com convidados. Para participar das seletivas o atleta precisa, obrigatoriamente, ser universitário, ter entre 17 e 25 anos, e competir com um rolo interativo (direct drive ou wheel on) e seguir o regulamento específico da modalidade.

Para competição, um atleta precisa de um rolo de ciclismo; interativo ou tradicional, uma bicicleta, e um computador ou celular, para instalação do software da competição e também registro da prova, através de fotos e vídeos. Todas as disputas são asseguradas por um sistema antifraude, que utiliza de inteligência artificial. As competições são transmitidas ao vivo, de maneira simultânea, em plataformas de mídias sociais, e ainda contam com locução, imagens dos atletas, classificação em tempo real e interação com o público.

Mais informações em: https://www.ciclismovirtualbr.com.br/.

_________________

O JUBs se caracteriza como a maior competição universitária da América Latina, e para esse ano estima utilizar 25 praças esportivas, entregar 2107 medalhas e 189 troféus. Ao todo, o evento também deve movimentar R$11,7 milhões na economia local, fornecer 33 mil hospedagens em 20 hotéis e 56 mil refeições. E também, graças a sua realização – e demais eventos da CBDU – 16 mil bolsas de estudo na rede particular de Ensino Superior são ofertadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS