Com mais de 45 horas de transmissão ao vivo, JUBs eSports 2021 define seus campeões

Fazendo jus ao título de maior competição universitária de esportes eletrônicos do Brasil, o JUBs eSports 2021 reuniu em Brasília – DF, nos dias 27 e 28 de abril, os quatro melhores jogadores/equipes de cada modalidade do cronograma, classificados pela fase prévia, que aconteceu online. Ao todo, seis modalidades foram disputadas: League of Legends, FIFA21, Clash Royale, Free Fire, Poker e CS Go. A competição é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU desde 2020.

Arena Monster durante partida de LoL. Foto: CBDU/Collab Clichê/JP Rodrigues

No local da competição, no setor de hotéis e turismo norte, os atletas encontram uma estrutura construída exclusivamente para o evento: uma arena gamer com dois palcos – um deles assinado pela Monster Energy, no estilo pro player; que proporcionou aos jogadores a experiência de competirem como jogadores profissionais. Thiago Alexandre Cordeiro Vasconcelos, atleta de League of Legends da equipe Uninassau Griffins; de Pernambuco, disse que tudo foi espetacular: “quando eu cheguei, falei ‘isso aqui está top demais’”.

Apesar de ter caráter presencial, o evento não foi aberto ao público; mediante as medidas de enfrentamento ao Covid-19 – no local dos jogos, apenas atletas, comitê organizador e arbitragem. No formato de bolha esportiva, o hotel escolhido para a competição também abrigou todos os envolvidos (em quartos individuais), que realizaram o teste PCR na chegada. O atleta de poker, Pedro Beck, da Universidade de Brasília (UnB), comenta como foi a dinâmica no hotel: “Chegamos na segunda-feira e fizemos o teste. Esperamos o resultado no quarto, e quando saiu, duas horas depois, fomos liberados para sair, fazer o credenciamento e ficar liberado”. Ele explica que houve permanente fiscalização sobre a organização acerca do cumprimento dos protocolos de segurança para os representantes dos esportes eletrônicos.

O público, que estava em casa, pôde acompanhar os jogos através de lives realizadas em dois canais da Confederação na Twitch. Juntas, as transmissões dos dois dias somam mais de 45 horas ininterruptas, com inúmeras visualizações. Luciano Cabral, presidente da CBDU, destaca que a realização da etapa final do JUBs eSports 2021 foi um grande desafio para a Confederação. “Nós saímos de uma fase online, fizemos uma fase presencial – tomando todos os cuidados de segurança que o cenário pede, e movimentamos os estudantes atletas universitários do país. Agora ao final da competição, nós temos a certeza de que foi um sucesso, um grande acerto e uma grande experiência; que vai servir para a CBDU para os próximos eventos do calendário”, explica.

Atleta da UFG durante partida de LoL. Foto: CBDU/Collab Clichê/JP Rodrigues

E as estrelas da competição, claro, foram os atletas, que saíram das mais diversas regiões do país para representar a sua equipe, sua universidade e seu estado. Confira os campeões de cada modalidade:


Clash Royale – feminino
1º lugar: Lorena Karen de Andrade Leones; da UEA – FAUD/AM
2º lugar: Eduarda Bassani; da UTFPR – FPDU/PR
3º lugar: Maria Clara Alves Viellas Esteves; da UFF – FEURJ/RJ

Clash Royale – masculino
1º lugar: Everton da Silva Ferreira; da Uniasselvi – FEUP/PA
2º lugar: Rodrigo Gomes Medeiros; da UERJ – FEURJ/RJ
3º lugar: Wesley Xavier de Andrade Rodrigues; da UFRJ – FEURJ/RJ

CS:GO
1º lugar: UEM Epidemia – FPDU/PR
2º lugar: UFSC Titans – FCDU/SC
3º lugar: UFOP Madness – FUME/MG

FIFA – feminino
1º lugar: Ana Keyla Morais Albino Pereira; da UNIP – FESU/DF
2º lugar: Carolina Castellano Marques da Silva; da UnB – FESU/DF
3º lugar: Ivanna Thallyta Meireles de Lima; da Asces Unita – FAPE/PE

FIFA – masculino
1º lugar: Gustavo Nascimento Souza; da UNIT – FAES/SE
2º lugar: Henrique Rigotti Sabedra; da UDESC – FCDU/SC
3º lugar: Paulo Victor Oliveira Souza; da UNIFACS – FUBE/BA

Free Fire
1º lugar: Uniceuma SLZ – FAME/MA
2º lugar: UEPB Gaming – FPDA/PB
3º lugar: Facape 007 – FAPE/PE

League of Legends
1º lugar: UFRN Carcarás – FNDU/RN
2º lugar: UFG Rensga Eagles – FGDU/GO
3º lugar: FURB E-Sports – FCDU/SC

Poker
1º lugar: Herus Araujo Ditzel Neto; da PUC PR – FPDU/PR
2º lugar: Raul Rezende Szpak; da UNICAMP – FUPE/SP
3º lugar: Pedro de Santana Beck; da UnB – FESU/DF

Durante o evento, algumas autoridades também prestigiaram a competição, como o Ministro da Cidadania; João Roma, o Deputado Júlio César Ribeiro, Deputado Hélio Lopes, Vlamir Matos; presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Erinaldo Chagas; Secretário Nacional do Paradesporto e Gisele Ferreira; Secretária de Esportes do Governo do Distrito Federal.

_________________

Na edição deste ano, as disputas aconteceram de forma híbrida; com a fase classificatória online – de 1º a 28 de março, e as semifinais e finais presenciais – nos dias 27 e 28 de abril, em Brasília – DF. A fase online reuniu 1.058 participantes, representando 136 Instituições de Ensino Superior, dos 27 estados brasileiros. O LoL contou com a participação de 46 equipes; o CS:GO com 34, e o Free Fire com 59. Já nas modalidades individuais, participaram 82 players no Clash Royale; 134 no Poker, e 85 no FIFA 21. Durante todo o mês de março, partidas foram transmitidas ao vivo no Canal da Twitch da CBDU, resultando em 118 horas e 22 minutos de streaming.

NOTÍCIAS RELACIONADAS