FÓRUM NACIONAL DO DESPORTO UNIVERSITÁRIO

Maceió recebe Fórum Nacional do Desporto Universitário

Representantes do Ministério do Esporte, COB, CPB, além de atletas olímpicos e campeões mundiais estarão presentes no evento

Nesta quinta-feira, 30 de março, foi aberto em Maceió, Alagoas, o Fórum Nacional do Desporto Universitário, que este ano traz como tema Esporte e Educação. O presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário para as Américas, Alim Maluf Neto, conduziu a conferência de abertura, onde falou sobre Esporte Universitário no Continente Americano.

Alim Maluf NEto, presidente da FISU America. Foto: Fotojump

Durante a explanação, Alim destacou a necessidade de o Brasil, assim como os Estados Unidos, dar atenção ao legado esportivo. “O que foi deixado de legado esportivo americano teve sempre como base o esporte educacional. O nosso intuito é fazer uma sinergia com o governo federal e parceiros para que possamos, todos juntos, buscar que o centro e a nova matriz do desporto brasileiro sejam o desporto educacional”, pontuou.

O secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Leandro Fróes, um dos palestrantes do Fórum, também participou da abertura do evento, saudando os presentes e desejando que os debates sejam capazes de reforçar a construção do futuro do esporte e educação. “O lema da CBDU [Estrelas hoje, líderes amanhã] simboliza a sua missão e visa a criação do jovem em excelência. Forjar um futuro profissional mais ético, mais capacitado, solidário e que se preocupe com seu país”.

Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), falou sobre a realização do evento. “Este é o primeiro Fórum do Desporto Universitário pós-Copa do Mundo e pós-Olimpíadas, onde olhamos juntos para frente para fazer mais pelo esporte universitário e pelo esporte como um todo. Vamos ter orgulho de olhar para trás no futuro e ver o que construímos sendo utilizado”.

A programação do Fórum segue durante a sexta-feira, 01, com conferências de representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro, de Leandro Fróes e dos atletas Maicon Andrade – medalha de bronze no Rio 2016 e medalha de bronze na Universíade 2015 – e Tiago Silva – campeão Mundial Universitário de Futsal. O encerramento do evento acontece no sábado, de 9h às 11h.

Programação:

Local: Jatiúca Hotel e Resort, Maceió – Alagoas.

31/03 – Palestras –

14h – O Paradesporto no Ambiente Educacional – Palestrante: Ciro Winkler, Representante do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

15h – Legado Olímpico – Palestrante: Rodrigo Garcia, representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

16h – Esporte Educacional – Palestrante: Leandro Fróes, secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social – Ministério do Esporte.

17h – Break.

17h15 – Gestão e Marketing CBDU – Palestrante: Diretores da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

17h30 – Atleta Estudante e Estudante Atleta – Jornada Dupla – Palestrantes: Maicon Andrade – medalha de bronze no Rio 2016 e medalha de bronze na Universíade 2015, e Tiago Silva – campeão Mundial Universitário de Futsal.

01/04 – Enceramento – 09h às 11h.

NOTÍCIAS RELACIONADAS