MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DE XADREZ É OFICIALMENTE ABERTO EM SERGIPE

A cerimônia ocorreu nesta quarta, 12 de setembro, no Hotel Praia

Realizada na capital de Sergipe, Aracaju, a solenidade de abertura do WUC Chess reuniu enxadristas e colaboradores do esporte universitário do Brasil e do mundo na noite dessa quarta feira.

No salão São Francisco do Hotel Praia, onde também serão realizadas as competições, a cerimônia de abertura começou com a tradicional apresentação dos países participantes. Carregadas pelos enxadristas de seus países, as bandeiras da Argentina, China, República Tcheca, França, Índia, Peru, Polônia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Sri Lanka, Suiça e do país anfitrião Brasil deram início aos protocolos.

Grupo Xamego Bom se apresentando na cerimônia de abertura  Foto: Thiago Duarte/ CBDU

Após a execução do hino brasileiro, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, Antonio Hora Filho, secretário de estado do esporte, lazer e juventude e Anthony Davis, responsável pela CISCA fizeram seus discursos de boas vindas e agradecimentos. Anthony fez questão de pontuar a importância do xadrez no cenário universitário e elogiou os valores que todos enxadrista deve desenvolver com a prática do esporte, como paciência e responsabilidade, ele finalizou desejando que “todos os atletas aproveitem a cidade de Aracaju, façam muitos amigos e representem e orgulhem seus países”.

Ricardo Japiassu foi o responsável pelo juramento do atleta, que incluía o compromisso com esporte sem doping e sem drogas, com espírito de amizade, fair play e conduta esportiva. Prezando assim, pela honra de seus países, de suas universidades e pelo progresso do esporte. No juramento dos árbitros, a promessa foi de imparcialidade e respeito ás regras da competição, com verdadeiro espírito de esportividade. O grupo local Xamego Bom encerrou a cerimônia, com clássicos da música nordestina como “Asa Branca” e “Esperando na Janela”.

O Campeonato Mundial Universitário de Chess – Aracaju 2018 é uma realização da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Atlética de Esportes de Sergipe (FAES). Com patrocínio Correios e Quiaodan e apoio da SuperBolla, Gympass, Governo do Estado de Sergipe e Prefeitura Municipal de Aracaju.

NOTÍCIAS RELACIONADAS