Conheça os destaques do Beach Wrestling no JUBs Praia 2022

Por João Ricardo Camilo – Assessoria JUBs Praia 2022

“Lutas acirradas e alto nível técnico”. Foi assim que Luciano Vieira, coordenador da modalidade, definiu o Beach Wrestling no JUBs Praia 2022. Foram mais de 40 lutas em dois dias de competição nas areias de Canoa Quebrada. 

Neste ano, mais de 10 delegações inscreveram atletas nas categorias do Beach Wrestling, que é dividido por categorias. 

“A avaliação é positiva. Do ano passado, que foi em Sergipe, para esse ano, em Canoa Quebrada, aumentou muito o nível técnico dos atletas. O beach wrestling em um futuro próximo pode estar nas Olimpíadas, e estamos nos preparando para isso”, avalia Luciano. 

Foto: CBDU/ Japa – Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê

Um dos destaques na modalidade é o atleta universitário Iury Vinicius, da delegação sergipana. Ele volta para Aracaju como bicampeão no Beach Wrestling. Na edição do JUBs Praia do ano passado, Iury competiu em casa e foi ouro na categoria até 80 kg. Agora, com a medalha na mala, o estudante conta que é hora de focar nos treinos. 

“A gente fez uma preparação bem intensa, viemos de bons títulos, inclusive na Fase Final do JUBs em Brasília. O nível aqui foi bastante alto, foram 4 lutas duras. São atletas de alto nível também. Agora é focar nos treinos de novo”, disse o atleta da UNIT/SE que agora se prepara para a Copa Brasil de Wrestling. 

Na categoria feminina, o destaque foi a participação da atleta Amanda Lima Leal, de Estácio/MS. Há 5 anos na modalidade, a estudante de Educação Física, aos 21 anos, já coleciona bons resultados: no ano passado, foi ouro em nove das 10 competições que participou, incluindo o JUBs Fase Final em Brasília. Em Canoa Quebrada, não foi diferente:

“Eu estou acostumada a treinar no tapete, e a competição foi na areia, um pouco mais difícil. Mas deu tudo certo e conquistei mais uma medalha. Sem dúvidas quero estar no JUBs Praia do ano que vem para buscar mais uma medalha de ouro”, comemora Amanda, que competiu na categoria de até 60 kg.

Foto: CBDU/ Japa – Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê

Confira no boletim esportivo o resultado de cada categoria


Os JUBs Praia 2022 acontecem de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.

NOTÍCIAS RELACIONADAS