De olho nos estados: o início de 2022 nas FUEs

Nem é preciso ser o gênio da lâmpada para saber que você está mega ansioso pela divulgação do calendário oficial 2022 da CBDU. Acertei? E um spoiler aqui rapidinho: ele está ficando incrível! Porém, alguns detalhes ainda estão sendo definidos para melhor comportar todas as modalidades e os eventos – então segura a emoção aí! Enquanto essa tão aguardada divulgação não acontece, bora para os estados saber como está a preparação deles para 2022!

No sul do país, a Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE) está desde 2021 nos preparativos para as suas duas maiores competições do ano: os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “Desde novembro estamos mantendo reuniões com a Secretária Estadual do Esporte e Lazer (SEL) em tratativas para continuarmos a parceria na organização e financiamento desses dois eventos”, conta Francisco Carlos Lemes de Menezes, atual presidente da Federação. “O objetivo principal destas tratativas é desonerar o máximo possível as Instituições de Ensino Superior (IES) sem prejudicar a execução do planejamento da FUGE”, complementa.

Ele explica que os JUGs têm sido realizados nos municípios da grande Porto Alegre, por permitir um melhor deslocamento da maioria das IES envolvidas, além de bons alojamentos e infraestruturas esportivas. Por fim, ele adianta que a FUGE está tentando organizar uma delegação para o JUBs Praia, buscando parceiros no beach tennis, futevôlei e vôlei de praia.

Um pouco mais acima no território nacional, em Minas Gerais, as atividades também já estão em andamento. A Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) no primeiro sábado de 2022, junto as suas instituições filiadas. Na ocasião, a Federação também lançou oficialmente seu novo site (www.comunicafume.com) – uma nova plataforma de informação para quem faz parte e se interessa pelo esporte universitário mineiro.

Além disso, o calendário 2022 da FUME também foi aprovado, mas podendo contar com alterações, dado o cenário da pandemia de Covid-19. “Nossa preocupação é com a saúde e com a vida dos nossos estudantes atletas, dirigentes e da sociedade em geral. Por isso, estamos acompanhando a situação epidemiológica em diferentes municípios, podendo realizar possíveis mudanças futuras”, afirma Wellington Ferreira, presidente da Federação. “De qualquer forma, estamos confiantes e com boas expectativas quanto ao novo ano que se inicia e as atividades da CBDU. A ideia, a princípio, é participar de todos os eventos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário”, finaliza Wellington.

Ao norte do país, a Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) se prepara para realizar sua Assembleia Geral Ordinária e também a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), visando fazer mudanças no estatuto vigente em detrimento das últimas mudanças efetuadas no JUBs. Elaine Morellato, presidente da FUER, adianta que a Federação pretende lançar um novo quadro em seu Instagram, com dicas de nutrição e alimentação saudável, elaborado pelo vice-presidente da Federação, que é nutrólogo.  Além disso, a FUER também confirma presença no JUBs Praia e conta que planeja executar suas competições locais.

E no seu estado, como anda a preparação do esporte universitário para 2022?

NOTÍCIAS RELACIONADAS