Delegações internacionais desembarcam em Brasília para a Copa do Mundo Universitária de Basquete 3x3 FISU - Brasília 2025
Equipes vindas de todos os continentes chegam à capital federal para disputar a Copa do Mundo Universitária de Basquete 3x3 FISU - Brasília 2025, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro
Brasília já começou a entrar no ritmo de torcida e competição. Desde a última terça-feira (12), delegações vindas de todos os continentes estão chegando à capital federal para disputar a Copa do Mundo Universitária de Basquete 3x3 FISU - Brasília 2025. Entre os atletas, o clima é de expectativa, curiosidade e muita animação.
Antes das competições, o Pavilhão do Parque da Cidade se tornou o ponto de encontro oficial das equipes para os treinos e ajustes finais antes das partidas oficiais, que acontecem entre 14 e 16 de novembro, no Pátio da Torre de TV. Foi montada uma arena de basquete 3x3 especialmente para o evento.
Organizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o torneio reúne 24 equipes de 15 países, entre eles Canadá, China, Irã, Uganda, Chile, Equador, Austrália, Espanha, México, Ucrânia, Lituânia e Brasil. É a primeira vez que a capital federal recebe o campeonato mundial universitário da modalidade 3x3.
Expectativas dentro e fora da quadra
Para os brasileiros, competir em casa e contar com o apoio da torcida dá um sabor especial à disputa. “Nós estamos com as expectativas lá em cima, principalmente por ser o primeiro campeonato mundial de 3x3 que a nossa equipe feminina está participando. É uma visibilidade muito grande para nós, então estamos muito ansiosas”, conta Camila Matheussi, atleta do time feminino da Universidade Paulista (UNIP), de São Paulo. Ela destaca que o time vem se preparando há meses, com participações em campeonatos estaduais e nacionais, e que a meta é clara: “Viemos para dar o nosso melhor, e queremos o pódio”.
O colega Jean Saraiva, também da UNIP, reforça a confiança da equipe masculina e revela os bastidores da preparação. “A gente trabalhou bastante nos últimos dois meses, ajustando detalhes de jogo e fortalecendo a amizade dentro da quadra. Vamos fazer o nosso máximo para dar tudo certo” conta.
O clima ensolarado de Brasília agradou bastante os visitantes estrangeiros. A atleta Wendy Hsiao, do time feminino da Chinese Culture University (Taipei Chinesa), comentou que o calor foi uma surpresa bem-vinda para ela. “Em Taiwan está frio e chovendo. Aqui está ensolarado e agradável! Achei Brasília uma cidade com uma vista muito bonita”, disse. “Queremos dar o nosso melhor e alcançar o melhor resultado possível para tentar ganhar a competição”, finaliza.
Já o ugandense Kayiira Joel, da Uganda Christian University, destacou a receptividade brasileira, e diz estar curioso para explorar Brasília. “Esta é a minha primeira vez no Brasil, e eu estou animado. Me falaram muitas coisas legais sobre o país que eu estou curioso para descobrir, então não vejo a hora de pegar a minha medalha e dar uma volta para conhecer melhor a cidade. Eu achei aqui bem parecido com a África: o clima é quente e as pessoas são bem legais. Nós estamos sendo muito bem recebidos”.
O atleta chega com moral: o time masculino de Uganda é o atual campeão africano da modalidade universitária 3x3. “Vamos disputar essa competição como os atuais campeões africanos, então as expectativas são altas. Eu e meus colegas de equipe nos sentimos prontos, temos novas estratégias e treinamos bastante para o campeonato”, conta.
Sobre a Copa do Mundo Universitária de Basquete 3x3 FISU - Brasília 2025
Além de reunir atletas de universidades do mundo todo, o evento promete movimentar o centro da cidade. As partidas acontecem no Pátio da Torre de TV, com estrutura de basquete 3x3 montada ao lado da icônica Torre de TV, um dos principais cartões-postais da capital.
Com entrada livre e gratuita, o público brasiliense poderá acompanhar de perto o alto nível do basquete universitário internacional e vivenciar o intercâmbio cultural proporcionado pela competição.
O torneio começa nesta sexta-feira (14), com cerimônia de abertura às 10h e jogos ao longo de todo o dia. As disputas seguem até domingo (16), quando acontece a cerimônia de encerramento e premiação, celebrando os campeões e a união esportiva entre diferentes países.
A programação completa e os horários detalhados das partidas, além da lista de confrontos, podem ser acompanhados nas redes sociais da CBDU (@cbdu) e da FISU (@fisu). Todas as partidas também serão transmitidas ao vivo pelo canal FISU.tv, no YouTube.
Copa do Mundo Universitária de Basquete 3x3 FISU - Brasília 2025
Data: 14 a 16 de novembro de 2025
Local: Pátio da Torre de TV
Horários:
- Sexta-feira (14/11) - Abertura às 10h | Jogos: 11h às 19h20;
- Sábado (15/11) - 10h às 19h30;
- Domingo (16/11) - Jogos: 10h às 19h | Premiação: 19h às 19h30
Mais informações e programação completa: [@cbdu] www.instagram.com/cbdu e [@fisu] www.instagram.com/fisu
Entrada livre e gratuita
Realização:
Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)
Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU)
Apoio:
Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal
Banco BRB
Parceiros:
Qiaodan
Icone Sports
Citrino Brasil
Tropical Brasil