Delegações são recebidas para o início histórico do Jogos Universitários Brasileiro Goiás 2026
Desembarque aconteceu neste domingo (23); abertura oficial acontecerá na segunda-feira (24)
Foto: Ueslei Costa
Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), a edição de 2026 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Goiás promete ser a maior edição da história da competição, reunindo cerca de 9 mil participantes de todas as 27 unidades federativas do país.
O fluxo de desembarques concentrou as delegações do Bloco 1 de competições, que engloba modalidades esportivas, paradesportivas e eletrônicas programadas para acontecer entre os dias 24 e 29 de agosto. Os atletas foram direcionados para o credenciamento e retirada de kits no Boulevard dos Atletas, montado no Centro de Convenções Goiânia (CCGO), ponto central de convivência do evento.
“É o meu oitavo JUBs, contando com o JUBs Praia. A minha expectativa é sempre muito grande, a gente treina muito durante o ano para conquistar um lugar bom, um lugar que a gente mereça. Já fui campeã da terceira divisão, que foi um grande marco para a nossa faculdade. Hoje a gente permanece na segunda divisão e querendo subir, quem sabe, para a primeira”, disse a atleta do basquete do Rio Grande do Sul, Bianca Revers.
Já os hotéis estão recebendo os atletas em grande estilo. “Preparamos uma recepção toda personalizada para o evento e também deixamos alguns mimos para os atletas. Quando fizerem o check-in e entrarem para o quarto, terão chocolates, uma carta de boas-vindas e personalizamos o atendimento com um cartão do evento para que eles possam utilizar em qualquer lugar. Temos ainda uma mesa de welcome drinks, com doces, salgados, água saborizada, café e chá durante todo o evento. No café da manhã, teremos um bolo personalizado e pratos típicos de Goiás para que eles conheçam um pouco da nossa culinária. No térreo, teremos uma sala de interação com aparelhos de jogos e sofás para os meninos interagirem, e no 9º andar teremos uma sala de massagem personalizada para os atletas”, disse o representante da parte comercial do Umuarama Plaza Hotel, Thiago Fernandes.
As competições oficiais começam nesta segunda-feira (24) divididas em diversas praças esportivas em Goiânia e Trindade. O cronograma do evento estende-se até o dia 5 de setembro, com a troca de delegações para o Bloco 2 prevista para o próximo fim de semana.
Estreante no JUBs, a nadadora do Distrito Federal, Natália Bianchi, encara o torneio como um momento de superação e integração. “Adorei a dinâmica da competição, de viajar e conhecer atletas de outras delegações. Minha expectativa é me divertir e superar meus próprios limites dentro da piscina”, destacou.
“Minha expectativa para os Jogos Universitários são as melhores: sair daqui campeão com as três medalhas no peito, pois vou competir no individual, equipe e no absoluto, que é uma categoria que reúne todos os pesos”, comentou o atleta do judô do Rio Grande do Sul, Andrey Coelho.