Entre a bola e o berço: a história de superação de Camila Menezes, atleta da UNINASSAU São Luís
Natural de Maranhãozinho, no interior do estado do Maranhão, Camila Menezes, 23 anos, carrega no olhar a mesma determinação que leva para as quadras. Jogadora de futsal da UNINASSAU São Luís e estudante do último período de Educação Física, ela é exemplo de força, foco e amor são ingredientes que a mantém firme entre os desafios da maternidade, dos estudos e da paixão pelo esporte.
Desde criança, o futsal faz parte da vida de Camila. “Jogo desde pequena, é uma paixão que levo comigo há muito tempo”, conta. Em 2022, dois anos após concluir o ensino médio, ela deu um novo passo em direção aos seus sonhos: ingressou na faculdade de Educação Física e, no mesmo ano, viveu uma das experiências mais marcantes da carreira, ao disputar seu primeiro JUBs, em Brasília.
Mas o destino preparava uma nova jornada. No início de 2023, Camila descobriu que estava grávida do pequeno Enrico. “Foi um sufoco. Veio um turbilhão de pensamentos, inclusive o de não poder competir novamente. Mas em nenhum momento pensei em desistir”, relembra. Mesmo grávida, ela continuou frequentando a faculdade e fazendo estágio. Após o nascimento do filho, voltou às aulas com ele nos braços. “Era faculdade, estágio e cuidar da casa. Minha família não mora aqui, então somos só eu, ele e meu esposo, que foi peça crucial para conseguirmos chegar até aqui”, destaca.
No ano passado, Camila decidiu não competir para cuidar do bebê. Este ano, porém, ela retorna às quadras com ainda mais motivação. “Ele não veio como um atraso na minha vida, mas sim como uma motivação. O Enrico me faz querer ser melhor todos os dias”, afirma.
A rotina é intensa. Entre treinos, aulas, estágios e maternidade, Camila aprendeu a valorizar o equilíbrio. “Tem dias que estou esgotada, mas tento não me cobrar tanto. Às vezes a gente quer dar conta de tudo e acaba adoecendo a mente. Então, o melhor é parar, respirar, descansar e voltar mais forte no dia seguinte”, reflete.
Com uma rede de apoio pequena, ela conta com a solidariedade das colegas de equipe. “Às vezes preciso levar o Enrico aos treinos, e as meninas me ajudam. Deus foi muito bom comigo, sempre tive compreensão dos professores e colegas”, diz com gratidão.
Recentemente, Camila foi convidada para disputar o Campeonato Maranhense pelo Sampaio Corrêa, um dos principais times de futsal feminino do estado. Apesar do orgulho pelo convite, ela optou por priorizar os estudos e a participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025. “Nem tudo fica viável com um bebê pequeno, mas se surgir outra oportunidade, estarei pronta. Gosto de me desafiar e dou o meu melhor em tudo o que faço”, garante.
O JUBs Rio Grande do Norte é uma realização da Confederação Brasileira Do Desporto Universitário (CBDU), Governo do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria Do Esporte e Lazer, Visite o Rio Grande do Norte e Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU).
Apoio: Prefeitura Municipal de Natal
Patrocínio: Icone Sports, Spalding, Joma, Kempa, uhlsport
Parceiros: Citrino, Tropical Brasil, Brisane