ESTRUTURA DO BOULEVARD DOS ATLETAS CONQUISTA COLABORADORES E PARTICIPANTES

Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) cumpre as expectativas e proporciona muita diversão e integração para os participantes dos JUBs

Rovilsso Junior – Programa Jovens Jornalistas

Desde o início desta semana e até o próximo domingo (11), participantes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2018 lotam o Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. No local, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) preparou um boulevard para os atletas relaxarem do clima das disputas, instalando karaokê, mesas de sinuca, spikeball, entre outras atividades.

“É um espaço muito bom para quebrar o clima e integrar o pessoal. Aqui temos várias brincadeiras, espaço pra dança e outras atividades que colaboram muito na preparação da competição”, comenta Luis Felipe Moraes, representante da Universidade Mackenzie, de São Paulo.

Além de toda a estrutura preparada para a diversão, também existem espaços voltados à prestação de serviços sociais como, por exemplo, o corte de cabelo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Todas as noites, em parceria com a CBDU, o órgão disponibiliza gratuitamente profissionais para dar um trato no visual dos competidores.

Outra parceria local envolve uma das instituições de ensino que participa dos JUBs. É a sala de fisioterapia da Unicesumar-PR. Nela, os estudantes de Fisioterapia têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem nas salas e nos laboratórios durante a graduação. Para Danielle Vechiatto, graduanda do 5º ano, esta semana de participação nos JUBs vale por meses de estudo “porque aqui é prática verdadeira, com pacientes no momento em que sofrem a lesão ou mesmo depois”.

Para a preparação de toda a estrutura, a Prefeitura de Maringá também disponibilizou inúmeros incentivos. Um deles é a ação junto à Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) para a conscientização dos jovens sobre a importância do uso do cinto de segurança. A pasta preparou uma estrutura interativa de simulação de capotamento de veículo.

As noites no saguão do boulevard estão sendo animadas por um DJ ou uma banda. “Eu sou do Rio de Janeiro, gosto de uma coisa agitada”, comenta Marcelo Oliveira, participante pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Para agitar toda essa galera (cerca de 3,5 mil atletas), além das músicas, três mascotes pulam e dançam muito durante os shows. “Eu queria que o horário de dança e músicas fosse estendido”, brinca Andressa Bernardo, atleta da Universidade Mackenzie, de São Paulo.

“O objetivo é exatamente esse: proporcionar que os atletas se integrem e consigam um período de diversão, aliviando um pouco da tensão que há durante e no intervalo dos jogos”, comenta Lucas Pontes, diretor de Marketing da CBDU.

Os JUBs 2018 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Conscientização e cerimônia de encerramento

Nessa sexta-feira (9) entre 13h30 e 17h30, o stand do Ministério do Esporte vai promover orientações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A atividade, voltada aos colaboradores e atletas, tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso de preservativos.

Além disso, no sábado (10), o boulevard será palco dos vencedores. Durante a tarde, no Pavilhão Azul, serão realizadas as premiações das modalidades coletivas. E, no final do dia, a partir das 19h, o Grupo Sempre Tem volta a animar a galera na cerimônia de encerramento dos JUBs 2018.

O boulevard em números

180 pessoas trabalhando diariamente (Comitê Organizador Local, Centro de Controle de Operações)

10 atividades recreativas/interativas para os atletas (spikeball, sinuca, vôlei sentado, entre outros)

2 auditórios (para realização de palestras e do JUBs acadêmico)

3 stands de ativações de marca

1 restaurante (que serve, diariamente, cerca de 4 mil refeições)

1 palco para shows, aulas de ritmos, karaokê e apresentações culturais

1 palco para premiações dos atletas

1 foodtruck local

NOTÍCIAS RELACIONADAS