FISU abre inscrições para seu Programa de Jovens Repórteres

A Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) abriu hoje as inscrições para seu programa educacional de Jovens Repórteres, voltado para aspirantes a jornalistas esportivos de todo o mundo. A iniciativa acontecerá durante os Jogos Universitários Mundiais de Verão (antiga Universíade) Chengdu 2021, de 18 a 29 de agosto do próximo ano.

O programa, que está em sua sexta edição, é fruto de uma parceria da FISU com a AIPS – Association Internationale de la Presse Sportive (Associação Internacional de Imprensa Esportiva em tradução livre). O objetivo é promover um treinamento intensivo para os voluntários; a partir de palestras de profissionais globais da área, mentoria de jornalistas esportivos consagrados, e muita prática com a equipe de mídia e comunicação da FISU.

“Este programa único de educação em jornalismo esportivo oferece a jovens e aspirantes a jornalistas uma rara experiência de treinamento prático durante um grande evento multiesportivo”, disse o secretário-geral e CEO da FISU, Eric Saintrond. “Além disso, os participantes selecionados tornam-se automaticamente membros de uma rede global em crescimento contínuo de Jovens Repórteres e podem receber trabalhos freelance ou de estágio em eventos futuros da FISU, em caso de participação notável”, explica.

Segundo a FISU, durante o programa será oferecido treinamento em mídia impressa, foto e reportagem de mídia social de eventos ao vivo. Os Jovens Repórteres deverão participar de todas as sessões de treinamento e receberão tarefas diárias. Os fotógrafos também precisarão produzir conteúdo escrito, assim como os jornalistas da mídia impressa terão que se aventurar na fotografia ou produzir histórias audiovisuais, a fim de desenvolver suas habilidades jornalísticas completas.

SELEÇÃO

O programa conta com 40 vagas; 20 destinadas a candidatos (internacionais) selecionados pela FISU e pela AIPS, e 20 reservadas a voluntários escolhidos pelo país anfitrião do evento – a República Popular da China, representado pelo Comitê Organizador de Chengdu 2021.

Confira outros critérios estipulados para a seleção dos voluntários internacionais (20):

– 6 vagas são destinadas a estudantes de jornalismo, relações públicas ou comunicação, entre 19 e 25 anos, que tenham concluído pelo menos um ano da graduação, e recém formados que trabalhem em cargos de nível básico em veículos de comunicação ou organizações de notícias e mídia;

– 4 vagas são voltadas a fotojornalistas, que têm a opção de se inscreverem por meio de um concurso de fotos no site oficial do evento (AQUI). De acordo com a organização, este concurso será anunciado em breve;

– As 10 vagas restantes serão selecionadas por um painel de especialistas da AIPS; os interessados devem se inscrever por meio das Associações Nacionais de Jornalistas Esportivos afiliadas ao AIPS.

INSCRIÇÃO

As inscrições para o Programa de Jovens Repórteres 2021 da FISU-AIPS já estão abertas e vão até o dia 31 de janeiro de 2021, às 23h59, horário da Europa Central.

Para participar, os candidatos internacionais devem se inscrever através do e-mail: media@fisu.net. As inscrições devem ser enviadas como um único PDF, no qual todos os documentos listados abaixo devem ser incluídos para ser considerada uma inscrição válida. Inscrições sem qualquer informação ou inscrições enviadas após o prazo de inscrição não serão consideradas.

Os candidatos internacionais devem fornecer os seguintes documentos em inglês (ou traduzidos para o inglês se os documentos originais não estiverem em inglês):

– Currículo detalhado listando as posições anteriores, educação e experiência do candidato;

– Um pequeno texto de até quinhentas (500) palavras descrevendo a motivação do candidato para se inscrever no programa;

– Link (s) para trabalho anterior publicado e / ou portfólio;

– Duas cartas de referência (apenas referências educacionais ou profissionais);

– Cópia do passaporte com validade de pelo menos seis (6) meses após o término dos Jogos (ou seja, válido até pelo menos fevereiro de 2022);

– Documentação oficial confirmando o nível de conhecimento de inglês (para aqueles de países que não falam inglês – TOEFL, IELTS ou outra certificação equivalente);

Para os candidatos AIPS, as inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço de e-mail: presidentoffice@aipsmedia.com. Após análise completa das inscrições, os candidatos serão notificação sobre sua aprovação até 18 de fevereiro de 2021.


Os selecionados terão total acesso às instalações da competição e ao Centro Principal de Imprensa, e as despesas com viagem, hospedagem e alimentação serão custeadas pela FISU e pela Comissão Organizadora. A FISU ainda destaca que os candidatos devem estar disponíveis durante toda a duração do programa, por 16 dias; de 15 a 30 de agosto de 2021, e que toda a iniciativa será conduzida em inglês.

Para qualquer dúvida sobre o Programa de Jovens Repórteres 2021 da FISU-AIPS, entre em contato com media@fisu.net.

NOTÍCIAS RELACIONADAS