IMPRENSA LOCAL NA COBERTURA DOS JUBS 2019, EM SALVADOR

Por Eliane Moitinho

Enquanto os mais de 2000 atletas universitários brasileiros estão na corrida pelas medalhas, a cidade do Salvador se movimenta com o vai e vem desses jovens entre os locais de competição, durante a realização da etapa final dos JUBs 2019.

Com isso, a imprensa local entra em clima de maratona para dar conta da cobertura das 13 modalidades diferentes, espalhadas pela cidade. São emissoras de rádio, TV e sites que abriram os braços para mostrar à Bahia que as universidades brasileiras estão cheias de atletas de alto nível.

Segundo Diego Adans, produtor da TV Aratu/SBT, em Salvador, a competição “é uma experiência que mostra ser possível a união da prática esportiva com a formação educacional”.

A ação voluntária dos atletas para a limpeza das praias afetada pelo derrame de óleo, foi elogiada pela coordenadora do TVE Esportes, Juliana Lisboa: “A iniciativa dos atletas dos JUBS de ajudar a limpar o litoral reforça a ideia de que o esporte não é apenas competição, mas estimula a coletividade e o bem comum. É um recado simbólico de que o Brasil inteiro pode unir forças para preservar o meio ambiente”, disse Juliana.

Dessa forma, dá para perceber que os JUBs vão deixando a marca do atleta heroi. Aquele que estuda e rala no treino e muitas vezes, ainda, trabalha para o próprio sustento. Durante os jogos eles contam com todo o suporte dispensado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, como hospedagem, alimentação e transporte para os locais das partidas.

Os Jogos Universitários Brasileiros – Fase Final 2019 são apresentados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Realização: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Governo do Estado, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Comitê local: Federação Universitária Baiana de Esportes. Apoio: Spalding, Kempa, Supper Bolla e Onza. Parceria: Comitê, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania. Patrocínio: Governo Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS