Jogos Universitários entram na segunda semana com novas modalidades
São 11 novas modalidades, incluindo o tiro ao arco, que estreia em competições do JUBs
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) seguem movimentando Natal (RN) com a realização do segundo bloco de competições, que acontece de 12 a 18 de outubro. Promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Subsecretaria do Esporte e Lazer, Visite o Rio Grande do Norte e a Federação Norte-rio-grandense do Desporto Universitário (FNDU), o evento consolida o estado potiguar como um grande palco do esporte universitário nacional.
Esta é a maior edição da história dos JUBs, reunindo 7 mil estudantes-atletas de 312 instituições de ensino dos 26 estados e do Distrito Federal, em uma verdadeira celebração da juventude, da diversidade e do espírito esportivo.
O segundo bloco traz 11 modalidades em disputa, distribuídas por vários espaços da capital potiguar. No Centro de Convenções de Natal, acontecem as competições de E-sports (Brawl Stars, Free Fire e Counter Strike), Cheerleading, Karatê, Wrestling e o Tiro ao Arco, que é a grande novidade desta edição, marcando a primeira vez que a modalidade olímpica integra o programa dos Jogos Universitários Brasileiros.
As piscinas da UNI-RN recebem as provas de Natação e Natação Paradesportiva, enquanto o Basquete será realizado no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, Colégio Marista de Natal, IFRN Campus Natal-Central, Ginásio Poliesportivo Jorge Tavares e IFRN Campus Parnamirim, com transmissão ao vivo pelo canal da CBDU no YouTube.
O Futsal também promete grandes duelos, com partidas nos ginásios Nélio Dias, Poliesportivo da UFRN, Estação Cidadania e Marcelo Carvalho (DED) — igualmente com transmissão ao vivo.
“O segundo bloco consolida ainda mais a grandiosidade desta edição. Natal está respirando esporte, e o envolvimento da população mostra que os JUBs são um evento de todos. A entrega e o empenho das equipes técnicas, atletas e voluntários têm feito a diferença”, afirmou o diretor-geral do JUBs RN, Alessandro Battiste.
Para o governo local, o balanço é positivo. O Subsecretário de Esporte e Lazer, Cezinha Nunes, acredita que o desempenho alcançado nesta primeira etapa será alcançado neste novo momento. “Nosso primeiro bloco foi um grande sucesso, os atletas curtiram bastante não só a competição como também a cidade. Procuramos oferecer os melhores espaços esportivos e de conveniência, para todas as pessoas que passaram em nosso estado, nossa capital Natal. Para este segundo bloco que se inicia, nossa expectativa é garantir toda essa experiência fantástica do primeiro bloco, pois os atletas que estão chegando já sabem da maravilha que está sendo o JUBS RN”.
1º Bloco encerra com sucesso e muita celebração
O primeiro bloco dos JUBs RN encerrou com sucesso após uma semana de competições em acadêmico, basquete X1, futebol eletrônico, handebol, jiu-jitsu, judô, League of Legends, taekwondo, Valorant, voleibol e xadrez. Foram entregues 860 medalhas no total — 266 de ouro, 266 de prata e 328 de bronze — marcando o início vitorioso da maior edição da história dos Jogos Universitários Brasileiros.
O presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, também celebrou os resultados e o impacto social do evento. “Os JUBs não são apenas uma competição, mas um movimento de união, integração e transformação de vidas por meio do esporte. O segundo bloco é a continuidade de uma festa que valoriza o talento e o esforço dos nossos estudantes-atletas.”
O JUBs Rio Grande do Norte é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Governo do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria do Esporte e do Lazer, Visite o Rio Grande do Norte e Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU).
Apoio: prefeitura municipal de Natal
Patrocínio: Icone Sports, Spalding, Joma, Kempa, uhlsport
Parceiros: Citrino, Tropical Brasil, Brisanet
Serviço
Evento: Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Rio Grande do Norte
Data: 05 a 18 de outubro de 2025
Local: Natal (RN)