JUBS LUTAS DEFINE OS REPRESENTANTES BRASILEIROS NO WUC WRESTLING

Combates de luta olímpica foram realizados nesta sexta-feira, 13 de abril; competição segue até o domingo, com as modalidades karatê, taekwondo e jiu-jitsu

Kenedy Pedrosa, de branco, foi ouro no estilo Greco Romana, categoria 72kg. Foto: CBDU/KaizenFilmes

A sexta-feira 13 foi marcada pelos combates da luta olímpica, que definiram os representantes do Brasil no Campeonato Mundial Universitário de Wrestling (WUC Wrestling), que acontece também em Goiânia, em setembro. Foram disputados 27 pesos, entre os naipes feminino e masculino, nos estilos Greco Romana, Livre e Livre Feminina.

Destaque da competição, o atleta da Seleção Brasileira de Greco Romana Kenedy Pedrosa, da Estácio-RJ, foi um dos que garantiu a vaga para o WUC, após vencer no estilo Greco Romana, 72kg. “Quero ser o melhor no Mundial, competir bem e trazer essa medalha para o Brasil”, pontuou o atleta, que é natural do Amazonas, mas há cinco anos mora no Rio de Janeiro, onde treina pela Marinha e estuda Direito por meio de bolsa proveniente de convênio entre a Estácio e a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).

No estilo Livre masculino, também garantiu vaga para o WUC o lutador David Moreira, categoria 65kg, estudante de Enfermagem da FMN, do Amazonas. A luta da final, contra João Victor Silva, da Unopar-SP, foi digna de revanche para o atleta manauara. “O João é um dos atletas mais influentes da nossa categoria, um dos mais fortes, que sempre chega na final, batendo de frente. Hoje pude fazer a final com ele, após ter perdido na semifinal do Brasileiro Adulto”, explicou o atleta, que tem no currículo títulos de campeão Pan-Americano Adulto, campeão Brasileiro Adulto e Júnior.

David Moreira, da FMN, do Amazonas, venceu na categoria 65kg, estilo Livre. Foto: CBDU/KaizenFilmes

Nos combates femininos, a aluna-atleta Gabriela Rocha, da UNICAMP-SP, entrou para o hall das sete campeãs que representarão o Brasil no WUC Wrestling. “Eu vim do judô, e há dois anos estou na luta olímpica, onde já conquistei o título de bicampeã Brasileira. Estou ansiosa pelo Mundial, por representar o meu país dentro de casa”, afirmou a estudante de Química.

Gabriela Rocha, de amarelo, foi uma das que garantiu vaga para o WUC Wrestling. Foto: CBDU/KaizenFilmes

Programação

O JUBs Lutas acontece até o próximo domingo, no Goiânia Arena (Av. Fued José Sebba – Jardim Goiás), com entrada franca. Neste sábado, 14, serão realizados os combates de karatê e taekwondo. Acompanhe a transmissão ao vivo, a partir das 10h, no Facebook da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

11 e 12 de abril (quarta e quinta) – Judô

13 de abril (sexta) – Luta Olímpica

14 de abril (sábado) – Karatê e Taekwondo

15 de abril (domingo) – Jiu-Jitsu

Confira abaixo os classificados da Luta olímpica para o World University Wrestling Championship:

FEMININO

53kg

Evelyn Santos – UNISANTANNA-SP

55kg

Isabelle Alves – UNIP-SP

57kg

Andria Souza – NILTON LINS-AM

59kg

Beatriz Andrade – UNIBR-SP

62kg

Fabiana Alcântara – ESTACIO-RJ

68kg

Gabriela Rocha – UNICAMP-SP

72kg

Kauanny Ramos – UNISANTANNA-SP

MASCULINO

Greco Romana

55kg

El Assy Fuad – UNIP-SP

60kg

Roberto Queiroz – UNIP-SP

63kg

Calebe Ferreira – ESTÁCIO-RJ

67kg

Danilo Aquino – UNISANTANNA-SP

72kg

Kenedy Pedrosa – ESTÁCIO-RJ

77kg

Adil Machado – UNISANTANNA-SP

82kg

David Barbosa – UNIP-SP

87kg

André Pinto – ESTÁCIO-RJ

97kg

Antônio Regis – UNIFACISA-PB

LIVRE

57kg

El Assy Fuad – UNIP-SP

61kg

Adnan Yahya Jr. – CEUB-DF

65kg

David Moreira – FMN MANAUS-AM

70kg

Vinícius Joaquim – UNISANTANNA-SP

74kg

Matheus Frota – NILTON LINS-AM

79kg

Phelipe Carvalho – CELSO LISBOA-RJ

86kg

Matheus Araújo – UNISANTANNA-SP

92kg

Gabriel Lira – UNI-RN

97kg

Gabriel Silva – UNICAMP-SP

125kg

Felipe Danese – UFG-GO

130kg

Felipe Danese – UFG-GO

Confira aqui todos os resultados do dia!

JUBs Lutas 2018

As cinco regiões do país estão presentes na competição, representadas por 300 alunos-atletas de 21 estados da Federação – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins –, nos naipes masculino e feminino.

Seletiva para competições internacionais

A competição de Luta Olímpica é classificatória nacional para o World University Wrestling Championship, que será sediado também em Goiânia, entre 05 e 09 de setembro.

Já o Taekwondo e o Judô são as seletivas nacionais para o FISU America Games, que será realizado em São Paulo, de 19 a 29 de julho. Além das duas modalidades, o campeonato terá ainda disputas no atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo.

Veja aqui todos os detalhes sobre o novo formato do JUBs!

Os Jogos Universitários Brasileiros de Lutas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: Super Bolla. Apoio local: Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS