JUBs Praia: beach hand

Derivado do handebol tradicional, o beach hand ou handebol de praia, é jogado em uma quadra com 12m x 27m de tamanho, e respeita ao máximo o fair play, evitando o contato entre os atletas e mantendo o respeito entre eles. A modalidade é regulamentada pela Federação Internacional de Handebol (IHF) e teve seu primeiro campeonato disputado em 1992, em praias italianas. Conheça mais sobre o esporte:

Dentro da quadra, cada equipe é composta por 4 jogadores: 3 na linha e um no gol. Além deles também há os reservas. Durante o jogo as substituições são ilimitadas, mas apenas podem ser realizadas na linha lateral e do lado em que se encontra a mesa dos oficiais. Se por alguma razão o número de jogadores de um time durante a partida for menor do que quatro, a partida termina e o time adversário vence a disputa.

As partidas são disputadas em dois tempos de 10 minutos, com intervalo de 5 minutos entre eles. Em caso de empate em um dos tempos, a decisão é feita a partir do Golden Gol, no qual a equipe que marcar o primeiro gol será campeã do período. Se ao final dos dois tempos a pontuação ainda estiver igual, o jogo é definido nos shoot-outs: lances de 6 metros, 5 para cada equipe. Cada equipe pode pedir um tempo de um minuto a cada tempo de jogo, desde que esteja com a posse da bola.

A dinâmica de condução no beach hand determina que é permitido segurar a bola por no máximo 3 segundos, também considerando quando ela estiver caída na areia. A bola não pode ficar na areia por mais de 3 segundos e depois ser pega novamente pelo próprio jogador que a encostou pela última vez. Além disso, só é permitido dar no máximo 3 passos com a bola. Enquanto estiver em pé ou correndo, o atleta pode quicar a bola uma vez e pagá-la novamente, quicar a bola repetidamente com uma mão, ou rolar a bola na areia repetidamente para depois pegá-la. Porém, assim que o atleta segura a bola, deve passá-la dentro de 3 segundos ou após no máximo 3 passos.

Outra particularidade da modalidade é o valor dos gols, que varia de acordo com a situação. Um arremesso normal de campo vale um ponto, porém, se o gol for feito de um arremesso de 6 metros, pelo goleiro, ou de maneira ‘criativa’, ele vale dois. Para realiza-los, os jogadores utilizam uma bola de borracha, não escorregadia, que varia de 280 a 300 gramas e 50 a 52 centímetros no feminino, e 350 a 370 gramas e 54 a 56 centímetros no masculino.

Sobre as faltas e punições: é permitido utilizar braços e mãos para bloquear ou ganhar a posse da bola; utilizar o corpo para impedir um adversário mesmo quando ele não estiver com a posse da bola; e realizar contato corporal com um adversário quando estiver de frente para ele e com os braços dobrados. Porém, não é permitido: puxar ou bater na bola enquanto nas mãos de um adversário; bloquear ou forçar um adversário com os braços, mãos ou pernas; conter, segurar, empurrar ou pular contra um adversário; e interferir ou colocar um adversário em perigo.

Ansiosos pelas partidas no JUBs Praia 2021?

__________________

O JUBs Praia 2021 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES), com apoio local da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe. Patrocínio: Kempa, Ícone, Spalding e Monster Energy.

NOTÍCIAS RELACIONADAS