JUBs Praia: futevôlei

Estamos a apenas uma semana do JUBs Praia 2021!! E uma das 10 modalidades presentes na competição é o futevôlei, sinônimo de praia, verão e diversão. O esporte surgiu nas praias do Rio de Janeiro em 1960, e hoje já ganhou o coração de todo o Brasil (e também do mundo!). O futevôlei faz sucesso especialmente entre jogadores de futebol, mas também atrai atletas de todos os tipos, que buscam um lazer descontraído e em equipe.

As regras do futevôlei são semelhantes às do vôlei, mas utilizando os pés, as pernas e a cabeça. E como no futebol, vale tudo; menos braços, antebraços e mãos. A bola é disputada em uma quadra de vôlei de praia, com 9 metros de largura e 18 metros de comprimento, dividida ao meio por uma rede de 2,20 metros de altura para jogos masculinos, e 2 metros para jogos femininos. Duas duplas competem entre si e, assim como no vôlei, podem tocar no máximo três vezes na bola antes de passa-la para o campo adversário.

O jogo é disputado em um único set, no qual vence a dupla que fizer 18 pontos primeiro, ou em melhor de 3 sets, sendo necessário fazer 15 pontos para ganhar cada set. Além de marcar os pontos estabelecidos, a dupla deve ter no mínimo 2 pontos de diferença do seu adversário. Caso a partida empate em 17 a 17, o jogo continua até que a diferença mínima de 02 pontos seja atingida, ou seja, o set vai até 19, se empatar em 18 a 18, vai a 20, e assim por diante. As regras da modalidade também determinam que as duplas troquem de lados na quadra a cada 6 pontos em sets de 18, e a cada 5 nos sets de 15 pontos.

Internacionalmente, o esporte é regulado pela Federação Internacional de Futevôlei (FIFv), e no Brasil, pela Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv).

__________________

O JUBs Praia 2021 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES), com apoio local da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe. Patrocínio: Kempa, Ícone, Spalding e Monster Energy.

NOTÍCIAS RELACIONADAS