#LetsIDUS: Dia Internacional do Esporte Universitário

Comemorado em todo dia 20 de setembro desde 2016, o Dia Internacional do Esporte Universitário (IDUS – International Day of University Sport) é um marco para o desporto universitário. A data é oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e tem como objetivo criar laços entre as universidades e as comunidades locais que trabalham com esportes, exercícios físicos e vida saudável. Desde então, estimuladas pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU), confederações nacionais de todos os continentes se mobilizam anualmente para celebrar a data.

Para a celebração deste ano, a CBDU, representada pelo seu presidente Luciano Cabral, participa de uma audiência pública da Comissão do Esporte da Câmara (Cespo) na segunda-feira, 20/09, às 14h – assista AQUI. O encontro tem como pauta o plano de realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2021, e reúne, além do Luciano Cabral, a Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fabíola Molina, o Secretário Nacional de Alto Rendimento, Bruno Souza, a Secretária de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Giselle Ferreira de Oliveira, o ex-atleta universitário Hugo Parisi (saltos ornamentais) e seu treinador, Ricardo Moreira, e o presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Rodrigo Pereira de Faria.

Além disso, a CBDU também aderiu a iniciativa proposta pela FISU America (confira aqui), com uma série de desafios, e vem fazendo bonito! Nos dias 18 e 19 de setembro aconteceu o campeonato de Clash Royale, para participantes de todas as Américas. E só deu Brasil! De 38 participantes, 28 eram brasileiros! Isso que é marcar presença em? Como se não bastasse a participação massiva, nossos jogadores também fizeram questão de subir ao pódio, e com direito a dobradinha! Everton da Silva Ferreira (Zangs); da Uniasselvi – FEUP/PA, ficou com a medalha de ouro, e Guilherme Gabriel De Melo Medeiros (Gui.?); da UERN – FDNU/RN, com a medalha de bronze. O segundo lugar foi do mexicano Kalid Altair Arguello Mejia (kaaeem).

Parabéns a vocês, estudantes atletas, que vivem em prol da prática esportiva e se dividem entre estudos e treinos! O esporte universitário deve ser pauta de incentivo, celebração e discussão. #LetsIDUS

NOTÍCIAS RELACIONADAS